Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Bate-papo: "Literatura no front - Vozes urbanas", com José Falero

l

13/08/2026 | 19h às 21h

Sesc Cornélio Procópio

Gratuito

José Falero trará uma conversa indispensável sobre identidade, linguagem, violência e o poder das narrativas que nascem nas periferias para forçar o cenário cultural do país.

Como  vida urbana nas periferias dos grandes centros transformam-se em urgência literária? Vamos pensar sobre a oralidade e o cotidiano periférico para as páginas dos livros e sobre a escrita como ferramenta de denúncia, afeto e crônica social.

Esta ação compõe a programação da 45ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Tudo cabe na palavra”. A participação é gratuita e livre para todas as idades.

_______________

José Falero é escritor, cronista e romancista gaúcho. Despontou como uma das vozes mais potentes da literatura contemporânea, com uma escrita é marcada por retratar a realidade das periferias urbanas através da fala coloquial e da oralidade das classes trabalhadoras. Publicou os livros Vila Sapo (2019), Os Supridores (2020), romance que foi publicado em vários países (como EUA, França e Alemanha) e possui direitos de adaptação para o cinema; também Mas em que mundo tu vive? (2021), com crônicas que refletem sobre racismo, desigualdade e o direito à literatura, integrando listas de leituras obrigatórias de vestibulares; além do mais recente Vera (2024).

Serviço:

Data e Horário:
13/08/2026 | 19h às 21h
Endereço:
Av. Nossa Senhora do Rocio, 696, Centro
Sesc Cornélio Procópio:
Este evento faz parte de

Semana Literária Sesc e Feira do Livro

Realizada desde 1981, a Semana Literária Sesc e Feira do Livro ocorre simultaneamente em diversas cidades do Paraná. Tendo a Literatura, o leitor e a leitura como protagonistas, o evento reúne lançamentos de livros, bate-papos com escritores, shows musicais, atrações infantis e muito mais. Confira a programação completa!