14/08/2026 | 19h às 21h
Sesc Cornélio Procópio
Neste encontro, Mar Becker e Guilherme Gontijo conversam sobre a poesia como espaço de escuta, invenção e deslocamento. A partir de temas como linguagem, tradução, imagem e sensibilidade, o bate-papo percorre as múltiplas formas de criação poética e as possibilidades de dizer aquilo que, muitas vezes, escapa às palavras. Entre versos, leituras e reflexões, os autores exploram a poesia como território de encontros entre diferentes linguagens, tempos e experiências, onde cada imagem abre novos sentidos e cada tradução é também um gesto de recriação.
Esta ação compõe a programação da 45ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Tudo cabe na palavra”. A participação é gratuita e livre para todas as idades.
A ação ocorre no Palco Diálogos. Não é necessário fazer inscrição, mas recomendamos chegar ao local com antecedência.
Mar Becker nasceu em Passo Fundo (RS) e vive em São Paulo. É autora de A mulher submersa (Urutau, 2020) e Sal (Assírio & Alvim Brasil, 2022), que foram reunidos em Portugal no volume Canção derruída (Assírio & Alvim, 2023). Foi finalista do prêmio Jabuti com seu primeiro livro e recebeu os prêmios Minuano e da Associação Gaúcha de Escritores.
Guilherme Gontijo Flores é poeta, tradutor e professor de língua e literatura latinas na Universidade Federal do Paraná. Publicou sua poesia em brasa enganosa (Patuá, 2013). Entre suas traduções, estão Elegias de Sexto Propércio (Autêntica, 2014) e os quatro volumes de A anatomia da melancolia (Editora UFPR, 2011 a 2013), projeto com o qual conquistou o Prêmio Jabuti e o Prêmio APCA de tradução. É um dos editores da revista escamandro.
Otto Leopoldo Winck é doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Em 2006, foi vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia, com o romance Jacob. Em 2012 foi contemplado com o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura com o Livro Desacordes. Cosmogonias, seu último livro, foi lançado em 2018 pela Kotter Editorial.