Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: OdontoSesc
Saúde e Alimentação: OdontoSesc

Unidade Móvel OdontoSesc inicia atendimentos em Campo Magro

Até o dia 4 de setembro, a população receberá cerca de 2.900 atendimentos odontológicos e ações de educação em saúde

Até o dia 4 de setembro, moradores de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, receberão serviços odontológicos gratuitos na Unidade Móvel do OdontoSesc. Serão cerca de 2.900 atendimentos e ações de educação em saúde disponibilizados à população durante do período. O lançamento do projeto aconteceu no dia 16 de junho, na Prefeitura da cidade, e reuniu autoridades municipais e representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

A chegada do programa na cidade é uma forma de auxiliar na ampliação do acesso a serviços odontológicos de qualidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sesc PR e a prefeitura municipal, que viabilizou a instalação da Unidade Móvel. “Essa parceria com o OdontoSesc vai ser de suma importância para as pessoas que serão atendidas. Nossas equipes das Unidades de Saúde fizeram uma triagem, identificando as pessoas que mais necessitavam de atendimento neste momento para receber os tratamentos.  Isso vai ser um diferencial para elas porque vão receber um tratamento do início ao fim e vão sair com um sorriso muito melhor”, disse José Carlos dos Santos Dias, Secretário de Saúde de Campo Magro.

Há três anos atuando como dentista no Projeto OdontoSesc, Isabel Nascimento fala da importância de cada atendimento realizado nos diferentes municípios paranaenses. Segundo ela, promover a qualidade de vida é a prioridade dos profissionais que atuam nas unidades móveis. “O mais legal de tudo é ver o sorriso das pessoas. O paciente nos abraça, chora, agradece por cuidar dos filhos e cuidar deles. A gente oferece mais do que consertar um problema, restaurar um dente ou tirar a dor. É realmente trazer qualidade de vida para aquelas pessoas que muitas vezes não teriam acesso e poderiam acabar perdendo todos os dentes. Nós fazemos orientações de higiene e deixamos eles prontos para viver a vida de uma forma saudável”, pontua.

A estrutura da Unidade Móvel é adaptada para oferecer exames clínicos, restaurações com cimento de ionômero de vidro, amálgama ou resina composta, tratamento endodôntico (canal) de dentes anteriores, extrações (exodontias), procedimentos básicos de periodontia (como tratamentos gengivais e raspagens radiculares), profilaxia (limpeza), aplicação tópica de flúor e de selantes, instruções de higiene bucal, radiografias, curativos, atendimentos de urgência e atendimentos básicos em odontopediatria. Paralelamente aos atendimentos clínicos, são desenvolvidas atividades de Educação em Saúde.

O prefeito de Campo Magro, Rilton Boza, e o presidente da Câmara Municipal, Rones Ribas Machado, também participaram do lançamento do projeto na cidade. Durante a solenidade, o prefeito destacou a relevância da parceria com o Sesc PR, que leva os serviços do OdontoSesc ao município pela terceira vez. Vereadores, secretários municipais e demais servidores também marcaram presença. Representando o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, participaram o gerente do Sesc Portão, Emerson Sextos; a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Luane de Lima; o gerente executivo do Sesc Água Verde, Diogo de Lima; e o diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional do Senac PR, Jeferson Vanderlei Basso.