Sesc PR
Paraná
Educação: Educação Infantil
Educação: Educação Infantil

Sonhos e memórias: Sesc Educação Infantil abre cápsula do tempo após 10 anos

Em setembro, o Sesc Educação Infantil, em Curitiba, foi palco de um reencontro marcado por lembranças e muita emoção. Mais de 100 pessoas, entre educadores, ex-alunos e funcionários participaram da abertura da Cápsula do Tempo, criada em 2015 por crianças, familiares, professores e demais profissionais da unidade. A atividade, que reuniu cartas e fotografias enviadas ao “eu do futuro”, foi um convite à memória e à celebração do tempo vivido.

Guardada há 10 anos, a cápsula trouxe à tona sonhos, desenhos, palavras e pequenas lembranças cuidadosamente escolhidas por quem, naquela época, fazia parte do cotidiano escolar. Cada carta lida foi uma mistura de nostalgia e surpresa. Leah Lavorski, hoje com 15 anos e aluna do Ensino Médio no Colégio Sesc São José, encontrou uma carta escrita por sua avó. Emocionada, ela falou sobre a experiência. “Estou feliz por ter vindo aqui hoje e por minha avó estar bem para que eu possa mostrar a cartinha a ela. Eu lembro da Educação Infantil com muito carinho, das aulas dinâmicas e interdisciplinares, dos carimbos que fizemos, de pintar o muro da escola e dos eventos com a família. Como o Sesc tem uma educação tão boa, eu quis continuar estudando na mesma rede”, disse.

Miguel de Oliveira Rosa também participou do encontro. Hoje, tem 14 anos e é jogador de Futebol do Avaí, time de Florianópolis, cidade para a qual se mudou com a mãe para realizar o sonho de infância. Poder revisitar as memórias junto com os pais foi um momento especial. “A educação infantil foi um momento muito importante para mim. Eu consegui aprender mais sobre mim, sobre as pessoas e sobre o mundo. Eu sinto que, se não tivesse tido isso antes, hoje eu seria completamente diferente. Aprendi sobre a forma de perceber as coisas, empatia e a olhar para o mundo com um olhar de criança. Hoje, eu jogo em um time grande e continuo bem na escola, tirando boas notas”, destacou.

Para quem pensou nesse encontro há 10 anos atrás, o sentimento é de gratidão. “Nós fizemos a cápsula do tempo pensando nesse futuro, em quantas experiências as crianças estavam vivendo e no quanto foi importante para elas a Educação Infantil. Pensamos na ludicidade e no quanto a família, os professores e a equipe pedagógica são importantes nesse processo educacional. Nós estamos falando de saudade, afeto, de construção de seres humanos, de formações cognitivas, afetivas e de relacionamento social e que hoje é um grande encontro. Mais do que ver as memórias daquele momento, o importante é lembrar das experiências bonitas que eles tiveram aqui”, disse Marilda Kochan, gerente do Sesc Centro e diretora do Sesc Educação Infantil na época da produção da cápsula do tempo (2015).

Márcia Dallagnol, diretora atual do Sesc Educação Infantil em Curitiba, ficou emocionada com os reencontros. “São amigos, famílias, funcionários antigos que estavam aqui e já se aposentaram ou seguiram novos caminhos. É um momento saudoso e, independentemente do que foi encontrado dentro da cápsula, o mais importante foi o momento de abraços e afetos. A escola, em parceria com a família, trabalha em prol da melhoria real das relações. Nós somos feitos de relações e quando as crianças vêm para a escola é o momento que ela tem para encontro com os seus colegas. Aprender o social é fundamental para que elas se tornem adolescentes e adultos que tenham relações saudáveis”, disse.

O evento também contou com a apresentação do coral do Sesc Água Verde, que emocionou os presentes com um repertório pensado especialmente para a ocasião.

Clique aqui para conferir as fotos da Abertura da Cápsula do Tempo.