Sesc PR
Paraná
Educação: Educação Infantil
Educação: Educação Infantil

Sesc PR participa de painel sobre convivência segura nas escolas

O segundo dia do VI Congresso Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB/PR), contou com a participação do Sesc PR em um painel sobre Convivência Segura nas Escolas. O evento, com temáticas voltadas aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, em Curitiba. Especialistas de diferentes áreas abordaram questões fundamentais sobre a proteção e o bem-estar deste público.

Débora Meyer, analista de Educação Infantil do Sesc PR, integrou o painel e destacou temas essenciais para garantir um ambiente seguro e acolhedor nas 17 escolas da instituição espalhadas pelo estado. Durante a sua fala, ressaltou a importância de os profissionais estarem atentos aos sinais que podem indicar que uma criança está sofrendo algum tipo de violência, seja física, emocional ou psicológica. “Precisamos olhar para a integridade das crianças, observando o pensar, o sentir e o agir. Às vezes, quando estão sofrendo algum abuso ou um bullying, percebemos uma alteração no comportamento. Em alguns casos, eles ficam mais agressivos, introspectivos, sem querer conversar ou estar perto de alguém, tudo depende da faixa estaria. Nós, como profissionais, precisamos olhar para isso”, disse.

Ela também destacou um diferencial importante das escolas do Sesc PR. “Todos os projetos de educação são voltados para a ludicidade. Às vezes, elas desenham algo que pode indicar que estão sofrendo uma violência ou, em uma roda de conversa, elas expõem situações que não podemos deixar passar batido. Então, a ludicidade permite criar uma atmosfera de segurança, com um vínculo muito maior com as crianças”, explicou.

A analista também falou sobre a necessidade de desenvolver um plano de ação integrado, no qual escola, família e outros profissionais trabalhem juntos para proteger as crianças. Outro ponto enfatizado foi a adoção de estratégias de prevenção eficazes, como a capacitação contínua dos profissionais e a implementação de programas que incentivem o diálogo aberto entre estudantes e educadores.

O painel Convivência Segura nas Escolas foi mediado por Neyva Carvalho, conselheira da OAB/PR, e contou com a participação da advogada Bruna Marques Saraiva, da OAB/PR, Tatiane Barros, da OAB do Mato Grosso, e de uma adolescente que contou seus desafios no dia a dia escolar.

O Sesc PR foi um dos apoiadores do evento, que contou com debates divididos em 16 eixos temáticos. Entre eles, a prevenção da violência nas escolas, escuta especializada, inclusão de crianças com deficiência e neurodivergências, Justiça Restaurativa, erradicação do trabalho infantil, direitos de infâncias indígenas e quilombolas, além de cidadania digital e cultura de paz.

Clique aqui para conferir as fotos do evento.