Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde

Sesc PR bate recorde e recolhe 254 toneladas de resíduos da natureza

O Sesc Paraná superou os resultados da edição anterior do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, aumentando a contribuição das atividades para a preservação ambiental. A ação deste ano, realizada em setembro, resultou na coleta de 254.785 quilos de resíduos em todo o estado, um aumento expressivo em relação aos 48.845 quilos recolhidos em 2024. Mais de 3.700 pessoas se dividiram em 25 cidades paranaenses para recolher lixos e entulhos descartados de forma incorreta na natureza.

Cinco cidades se destacaram na ação. O resultado mais expressivo foi obtido por Maringá, com 194.000 quilos recolhidos. Em seguida, Paranaguá (17.130kg), Apucarana (9.000kg), Pato Branco (4.800kg) e Jacarezinho (3.800kg). Também participaram: Arapongas, Caiobá (Matinhos), Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Nova Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

A atividade integra os movimentos World Cleanup Day® e International Coastal Cleanup®, mobilizações internacionais voltadas à conservação de ambientes aquáticos e costeiros. No Paraná, o evento é conduzido pelo Sesc como parte de sua proposta de Educação em Saúde, estimulando atitudes conscientes e sustentáveis junto à população.

A edição de 2025 contou com a parceria de diversas instituições, entre elas secretarias de meio ambiente, universidades, ONGs, grupos de escoteiros e demais organizações do Sistema Fecomércio PR. A participação ativa da sociedade civil e do poder público foi fundamental para o impacto alcançado.

Mais do que uma ação pontual de coleta de resíduos, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias busca sensibilizar a sociedade sobre os efeitos da poluição dos ecossistemas aquáticos, a fim de promover uma cultura de cuidado e responsabilidade individual com o meio ambiente. A ação também está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

Confira mais registros:

Curitiba

Cornélio Procópio