O Sesc PR participou do Congresso Sesi ODS 2025, realizado nos dias15 e 16 de outubro, no Campus da Indústria, em Curitiba. Promovido pelo Sesi Paraná, o evento reuniu projetos e iniciativas de todo o estado comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apelo global proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo um amplo espaço de troca de experiências e networking entre instituições públicas e privadas.
Cinco projetos institucionais que representam o compromisso do Sesc com a promoção da saúde, da cidadania e da sustentabilidade foram inscritos no prêmio: Sesc Mesa Brasil, OdontoSesc, Saúde Bucal, Educação em Saúde e Nutrição. Todos os projetos foram selecionados para compor a Mostra de Projetos, espaço voltado à divulgação de boas práticas e ao fortalecimento de parcerias entre iniciativas alinhadas aos ODS.
Participaram do evento a analista de Educação em Saúde, Kelly Mafra; a técnica de atividades de Educação em Saúde do Sesc Centro, Ana Carolina Knaut; a técnica de atividades do Sesc PR, Carolina Bocchi Maia, representando o projeto OdontoSesc; os analistas do Sesc Mesa Brasil Rafaela Maria dos Santos, Alana do Nascimento Oliveira, Maria Bernadete Reis Maia e Eneias Germano Pereira, além da assistente social Franciane Jachinoski, representando o Sesc Mesa Brasil Parolin.
De acordo com dados apresentados durante o evento, a edição de 2025 registrou 405 inscrições de organizações provenientes de 78 municípios do Paraná e nove estados brasileiros. Destas, 34 práticas foram selecionadas como finalistas nas categorias Ambiental, Social, Governança e Parcerias Sustentáveis. O destaque da participação foi o Sesc Mesa Brasil Paraná, que conquistou o reconhecimento de finalista do Prêmio Sesi ODS 2025, na categoria Parcerias Sustentáveis – Empresas, ao lado de outras duas instituições. Entre mais de 221 projetos avaliados, o programa se destacou por sua atuação consolidada no combate à fome, no enfrentamento ao desperdício de alimentos e no atendimento a grupos sociais vulneráveis, povos originários e comunidades quilombolas, reafirmando seu papel como uma das principais iniciativas sociais do estado.
Durante a cerimônia de premiação, o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello, e a analista da área de Serviço Social do Sesc Mesa Brasil, Maria Bernadete Reis Maia, representaram a instituição na premiação.