Na noite desta quarta-feira (1º), o Departamento Nacional do Sesc e o Senac Rio Grande do Sul realizaram, de maneira on-line, a primeira edição da Mostra de Projetos Sesc EAD EJA. O evento foi um momento de partilha de boas práticas pedagógicas, de talentos e de inovação, em que os participantes apresentaram os trabalhos já desenvolvidos nos polos ao longo da elaboração dos Projetos Integradores do ano de 2024. Dos 17 Departamentos Regionais que formam a Rede Sesc de Educação, os sete trabalhos mais bem pontuados foram selecionados para a mostra, entre eles o projeto Escritas de Si: construindo narrativas poéticas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do polo Sesc da Esquina.
O projeto foi desenvolvido pelos professores Alana Lemos Bueno e Leandro Aparecido da Silva durante o ano de 2024, com três grupos de estudantes matriculados no Ensino Médio EJA EAD do Sesc da Esquina. De acordo com os professores, o projeto teve como objetivo promover a integração entre os conteúdos da plataforma virtual de aprendizagem, os encontros presenciais e o conhecimento de mundo dos estudantes. Para cada etapa foi proposta a produção de uma peça artística: a escrita de textos poéticos, a produção de vídeos poemas e a confecção de uma colcha de retalhos bordados.
“Entendemos que quando o estudante retorna para a escola e os estudos, traz sua história e sua trajetória. Pensamos em um projeto que devolvesse sua autoestima, e que eles pudessem escrever sobre si. Pensar estes estudantes como produtores de sua própria história. A proposta era mais do que escrever, foi devolver esta autoria ao aluno e que ela fosse poética, também uma forma exposição da subjetividade desse estudante”, detalha a professora Alana.

Para o professor Leandro, o trabalho “buscou incentivar o exercício criativo e a expressão artística por meio das oficinas de escrita criativa, práticas corporais, mesas-redondas e palestras com produtores culturais e artistas locais. Uma forma de articular teoria e prática e promover a formação integral dos estudantes”.
Para a analista da Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Thalita Mendes Crespo, a mostra serve para potenciar e ampliar o trabalho que os polos desenvolvem em todo o Brasil. “São trabalhos que atuam no desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Esta mostra está potencializando e fomentando a atuação de vocês e que estes trabalhos se tornem referência para outros professores”, salientou Thalita.
Confira os trabalhos melhores pontuados:
– Polo Sesc Cruz Alta (RS) – Domingo da Alegria, da professora Mariana Wayhs, com supervisão de Nágila Dias.
– Polo Sesc da Esquina (PR) – Escritas de Si, construindo narrativas poéticas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos, dos professores Alana Lemos Bueno e Leandro Aparecido da Silva.
– Polo Sesc Rio Grande (RS) – A expansão dos suportes de pintura: possibilidades de experimentação, dos professores Anderson Pires de Souza e Raquel de Azevedo Cunha
– Polo Sesc Santa Cruz do Sul (RS) – Direitos Trabalhistas e Justiça Laboral: Conscientização e Ação, da professora Renata Pachaly Bescow.
– Polo Sesc São Leopoldo (RS) – Camilas, do professor Silvio Nei da Silva Machado
– Polo Sesc Uruguaiana (RS) – Chás do Pampa – Diferenciando Senso Comum e Conhecimento Científico, da professora Marluce Tuparaí Wagner, com supervisão de Cleise Schiaffino.
– Polo Sesc Venâncio Aires (RS) – Autoconhecimento e Expressão: o autorretrato na Educação de Jovens e Adultos, dos professores Heloisa Ensslin e Júlio Mateus Nascimento.