Sesc PR
Paraná

A cidade literária de Dalton e Poty na publicidade

Autora: Silvia Bocchese de Lima

Curitiba certamente é o ponto de convergência na obra dos dois principais e centenários referenciais paranaenses nas artes visuais e na literatura – Poty Lazzarotto e Dalton Trevisan. 

Enquanto Poty dizia que amava essa cidade mais do que a qualquer outra e a retratava em seus pormenores, com um olhar sobretudo humano, atento, amoroso e repleto de admiração, Dalton a via como um lar provinciano e uma espécie de cárcere, de exílio. Chegou a escrever que já era castigo o bastante viver em na capital paranaense, mas que morrer em Curitiba seria demais.

Para o escritor e ex-presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann, “Poty era dono de um traço extremamente econômico e muito moderno e que não mudou no decorrer de sua vida. Ele já era contemporâneo em 1945 e continua sendo até hoje, 80 anos depois”. Ele ainda defende que Dalton marcou um território modernista para a literatura paranaense, até então considerada conservadora e voltada, ainda, aos cânones anteriores. “Muitos escritores ainda se baseavam nos preceitos parnasianos, mas Curitiba foi uma referência na vanguarda simbolista do Brasil, com grandes nomes como Dario Veloso, Emiliano Pernetta. Dalton se voltou contra isso, fez uma série de artigos demonstrando que o Paraná precisava se libertar daquela estrutura antiquada. Ele foi um grande cronista desta cidade porque conseguia descobrir a alma das pessoas atrás da habitual hipocrisia social”, acredita Buchmann.

Impregnados da cidade que lhes serviu de matéria-prima para suas obras, tanto Dalton quanto Poty, amigos desde a tenra idade, uniram-se também na publicidade. O encontro ocorreu no início dos anos 1980, quando a Habitasul – tradicional grupo imobiliário gaúcho que acabava de instalar uma filial em Curitiba – encomendou um anúncio especial para marcar o aniversário da cidade. A ideia, conta Buchmann, era criar uma homenagem em página dupla na Gazeta do Povo, combinando a crônica Em Busca de Curitiba Perdida, de Dalton, com ilustrações de Poty. “Sérgio Mercer conseguiu acertar valores com Dalton para usarmos o texto. Eu tinha visto as ilustrações de Poty em Curitiba, de Nós e perguntei a ele se poderíamos utilizar alguma delas. ‘Não faça isso, rapaz. Isso é uma bobagem. Faço outras ilustrações pra você’. Na semana seguinte chega até mim um pacote com umas sete, oito ilustrações. O anúncio foi publicado, ganhou o prêmio de Anúncio do Ano e reverenciado por todo mundo”, relembrou Buchmann. 

A Curitiba retratada com traço e palavra prova que, mesmo na publicidade, a cidade literária e afetiva de Dalton e Poty continua viva.

Anúncio para a Habitasul, com texto de Dalton Trevisan e ilustrações de Poty

Semana Literária

O Sesc PR celebra a vida e a obra de Dalton Trevisan na 44ª edição do maior evento literário do Paraná – a Semana Literária e Feira do Livro – de 13 a 17 de agosto, em 27 cidades do estado. Como Dalton teve Curitiba como sua cidade inspiração, a temática abordada neste ano será Cidades Literárias.

No site do evento  você encontra a programação completa.