De 18 a 20 de julho, o Sesc Londrina Cadeião – Museu do Café promove intensa programação para rememorar os 50 anos da Geada de 1975, os impactos na economia, na sociedade, na cultura local e paranaense e as transformações ocorreram desde então.
Na sexta-feira (18), das 19h às 20h, o professor Dr. Rogério Ivano, do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), participa de um bate-papo sobre o romance do café – a história contada em livros, contos, novelas, músicas e poesias –, que diferente de outros romances regionalistas, não produziu grandes obras conhecidas nem consagrou literatos e artistas.

Na sequência, a partir das 20h, o grupo Regional Flor do Café, formado por músicos de Londrina, dedicados à presença e à vivência da música instrumental brasileira, traz clássicos em seu repertório em uma roda de choro.

No sábado (19), das 9h30 às 12h, com saída em frente ao Museu do Café, o Trem da Memória – 50 Anos da Geada Negra conta com o apoio da Rota do Café. Durante o percurso será realizado um passeio histórico guiado com o intuito de resgatar a história de Londrina. Para tornar a edição ainda mais especial, haverá a participação musical do Clube do Choro de Londrina, trazendo emoção e memória ao trajeto. A venda dos ingressos está disponível AQUI.

À tarde, das 15h às 15h30, o Núcleo de Produção Teatral do Sesc Londrina Cadeião apresenta a intervenção Memórias da Geada. A encenação mostrará a história de Londrina e fará um mergulho no impacto da Geada Negra de 1975 no Norte do estado, e será um convite a revisitar memórias, afetos e transformações vividas antes, durante e depois do fenômeno que marcou a região.

A programação no domingo tem início às 10h, com uma visita guiada ao Centro Histórico de Londrina. A proposta é que o público participe de um passeio a pé, de três quilômetros, com duração aproximada de 1h30min, passando pelos monumentos históricos que estão espalhados pelas ruas, avenidas e calçadão do centro de Londrina. Por uma caminhada leve, serão visitadas a Catedral Metropolitana de Londrina, a Praça da Bandeira, a Concha Acústica, o Centro Comercial, a Casa de Saúde de Londrina, a Biblioteca Pública, o Bosque Central, o Cine Teatro Ouro Verde, o Edifício Autolon e o Museu Histórico de Londrina.

A partir das 16h, será realizada a exibição do documentário Ouro Verde, Memórias da Cidade do Café e o público poderá acompanhar um bate-papo com o diretor e idealizador, o jornalista Fábio Cavazotti. Com produção da Filmes do Leste, o documentário foi lançado em 2015 e conta a história do café e, por meio dela, a própria história da criação e crescimento de Londrina e de diversas cidades da região.

Também no domingo, das 16h às 17h30, o Museu do Café recebe o ensaio performático Ressoa Cine – A música que coloca Londrina, cinema e história em ressonância. Será uma oportunidade de unir imagem e som em uma experiência sensorial única: a sonorização ao vivo de cenas do curta-metragem O Vagabundo [The Vagabond], de Charles Chaplin, em diálogo com a poética dos filmes de Hikoma Udihara.

Além disso, o público que visitar o Museu do Café poderá acompanhar a exposição As vozes da Alvorada – Irmãos Santiago, que conta histórias que estavam guardadas apenas no imaginário daqueles que chegaram para ajudar a construir a cidade de Londrina. As peças da exposição, produzidas em papel machê, foram produzidas pelos irmãos Simone, Liliane e Fábio.

Outra exposição que o público poderá visitar até 9 de agosto é Geada 50 Anos de Memória. Por meio de uma instalação artística que busca reconstruir poeticamente um marco histórico profundo, os visitantes vivenciarão a memória de maneira íntima, sensível e coletiva, com elementos visuais e sensoriais. Mais do que narrar fatos, a proposta é despertar sentimentos, provocar lembranças e reconectar o presente às marcas deixadas pela grande geada – que transformou paisagens, rotinas e afetos.

Confira a programação completa:
Sexta-feira (18/7):
– 19h: Bate-papo com Rogério Ivano – Romance do Café: uma prosa entre história e literatura
– 20h: Roda de Choro com a Regional Flor do Café
Sábado (19/7):
– 9h30 às 12h: Trem da Memória – 50 anos da Geada Negra
– 15h: Intervenção cênica: Memórias da Geada – Núcleo de Produção Teatral
– 16h: Ensaio Performático: Ressoa Cine – A música que coloca Londrina, cinema e história em ressonância
Domingo (20/7):
– 10h: Visita mediada ao Centro Histórico de Londrina
– 16h: Bate-papo com Fábio Cavazotti sobre o documentário Ouro Verde, Memórias da Cidade do Café
Exposições:
Até 30/07 – das 9h às 21h: Exposição As Vozes da Alvorada – Irmãos Santiago
Até 09/08 – das 9h às 21h: Exposição Geada 50 anos de Memória