Sesc PR
Paraná
Turismo: Turismo Social
Turismo: Turismo Social

Reunião da CEPATUR discute estratégias para crescimento do turismo regional

Representantes do Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR), das Instâncias Governamentais Regionais (IGRs), autoridades municipais e estaduais se reuniram na sede do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em Curitiba, nesta quarta-feira (23/4), para discutir os desafios e estratégias para o crescimento do setor no estado. Entre as pautas abordadas no encontro, a oferta de cursos profissionalizantes pelo Senac foi um dos principais destaques, evidenciando o papel da instituição na inclusão de pessoas qualificadas no mercado.

A abertura da reunião contou com a apresentação do Decreto de Constituição do CEPATUR, da Secretaria de Turismo do Paraná (SETU), e com a criação de comissões para a elaboração do regimento interno e acompanhamento do Plano Paraná Turístico 2050. Em seguida, foi apresentado o Mapa do Turismo Brasileiro, onde, atualmente, 160 municípios paranaenses estão registrados como rotas turísticas. No encontro, foram apresentadas ideias para aumentar esse número através da cooperação e trabalho conjunto das cidades.

A programação também contou com a apresentação do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, instituído em novembro de 2024 com o objetivo de ligar o Paraná de Leste a Oeste e movimentar a economia local através de uma rota atrativa de turismos cultural, religioso, de natureza, de aventura e muito mais.

O analista de turismo do Senac PR, Juliano Vale, apresentou os números da instituição voltados à qualificação profissional para atender o segmento. Ao todo, são 41 unidades espalhadas pelo estado, divididas em faculdades, polos de educação à distância e unidades móveis de ensino. Em 2024, mais de 139 mil pessoas passaram pelos cursos. Para 2025, a expectativa é que esse alcance seja ainda maior, inclusive com a oferta do programa de gratuidade em parceria com o Ministério do Turismo.

Juliano também reforçou que o índice de qualidade percebida pelos alunos do Senac PR atingiu a nota 9, superando a média nacional. Isso reforça o compromisso em contribuir para o desenvolvimento dos setores de comércio de bens, serviços e turismo, através da educação. “Quanto melhor ou mais qualificado esse profissional, maior vai ser a percepção de qualidade do serviço oferecido ao turista. O visitante com essa percepção comunica às pessoas e passa a ser um multiplicador do destino que ele optou”, destacou.

O Secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, classificou a reunião do CEPATUR como positiva e estratégica para traçar as próximas ações para desenvolvimento do setor e reforçou a importância da parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. “É extremamente indispensável. A cadeia do turismo é muito cobrada. O atendimento da gastronomia, da hotelaria e do profissional que atende o turista regional conta ponto. Essa parceria com o Senac e com o Sistema Fecomércio faz com que a gente possa ter um serviço completo e de excelência para que as pessoas, além de ver coisas lindas, também possam ser atraídas pelo bom serviço que a gente presta aqui no Paraná”, pontuou.

Autoridades presentes

Participaram da reunião do CEPATUR o Secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos; o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo e assessor da Presidência da Fecomércio PR Giovanni Bagatini; o presidente do Viaje PR, Irapuan Cortes; o diretor geral da SETU, Jefferson Abade; a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da SETU, Tatiana Nasser; a diretora de Promoção, Inovação e Inteligência de Turística da SETU, Sandra Maria Negrini Brisola; a assessora técnica, turismóloga e administradora da SETU, Alexane Salles; a residente técnica turismóloga Anna Flávia Leprevost; o analista de turismo do Senac PR, Juliano Vale; representantes de 10 Instâncias Governamentais Regionais (IGRs).