Educadores do Sesc PR realizaram rodas de conversas para discutir ações de cuidado ao público infanto-juvenil atendido por todas as unidades da instituição no estado. Os encontros aconteceram durante o Seminário Multiprofissional de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, realizado pelo Projeto de Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes (PROTECA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do Sesc PR. Entre os assuntos abordados no evento, estão a Ludopedagogia na segurança digital, o uso de curta-metragem como ferramenta pedagógica e como o Criar Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, tem acolhido os estudantes do ensino fundamental.
Um dos trabalhos realizados pelo projeto Futuro Integral na Escola, do Sesc Cornélio Procópio/PR, é o de conscientização sobre o uso da internet por crianças e adolescentes, mostrando a eles que é possível utilizar as plataformas digitais com responsabilidade e como ferramentas de aprendizagem. “Nós utilizamos o celular como um fio condutor e o instrumental da ludopedagogia para desenvolver as atividades. As crianças criaram situações hipotéticas, utilizando desenhos para representar as consequências que podem ter quando começam a ter contato com alguém pelas redes sociais, onde ela não sabe quem realmente está do outro lado. E foi um sucesso porque elas entenderam que isso pode ser perigoso”, explicou Emerson Miguel, orientador de atividades da Educação Ampliada do Sesc Cornélio Procópio.
Criatividade, ludicidade e educação integral são princípios do projeto Criar Sesc, que reconhece o território como espaço formativo, a brincadeira como linguagem, e a importância da diversidade e da inclusão. Os profissionais que atendem os estudantes também estão focados no combate à violência infanto-juvenil. “A gente parte do princípio da criança ser criança. Então conseguimos dar um espaço de escuta e ser um lugar de segurança, porque ela entende que ali ela é ouvida. É assim que elas chegam para nós e têm coragem de contar para a gente quando não está bem”, destacou Aline Sales, orientadora de atividades do Sesc Cadeião Cultural.
A atenção também é redobrada no Colégio Sesc Centro, em Curitiba/PR, que tem cerca de 260 matriculados. Esse número faz com que a escola esteja cada vez mais perto de todos. “A gente consegue conhecer as famílias e cada um deles pelo nome. Então quando alguém dá um ‘bom dia’ diferente, a gente já sabe que está chateado, nervoso ou triste. Partimos de um local de pedagogia que entende que criança com medo não aprende, criança triste não aprende. Temos uma equipe multidisciplinar para atendê-los. Além da direção e coordenação pedagógica, temos enfermaria, psicóloga escolar, assistente social e professora de atendimento educacional especializado. Na sala de aula, os professores também têm um olhar muito além do conteúdo”, pontuou Thiago Silveira, coordenador pedagógico do Colégio.
Dentro da programação das rodas de conversas realizadas no sábado (26/4), Thiago apresentou como o uso de curta-metragem pode ser uma ferramenta pedagógica na prevenção e conscientização sobre o bullying. Ele destacou uma produção desenvolvida por estudantes do 7º ano do Colégio Sesc Centro que tem o foco de fazer com que eles aprendam sobre conhecer e respeitar os seus direitos e os do próximo, além de estarem atentos aos sinais de violência.
O seminário do PROTECA da UFPR aconteceu de 24 a 26 de abril no campus Jardim Botânico da instituição de ensino.