Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Cultura: Música

Começou sexta edição do Festival de Música de Raiz

O público de Curitiba compareceu ao Teatro Sesc da Esquina na noite desta quinta-feira (10), para acompanhar a abertura da sexta edição do Festival de Música de Raiz (Feraiz). Neste ano, 240 inscrições de músicos de diferentes estados do país foram recebidas e, deste grupo, foram selecionados 12 músicos, de quatro estados brasileiros, para as três noites de shows.

Apresentando um estilo musical inspirado na cultura gaúcha contemporânea, com influências da música popular brasileira e da música regional do Sul do Brasil, subiram ao palco ontem, para a primeira apresentação, o duo de musicistas Ana Clara e Clarissa, com as canções Reggae Panc e Terra e Sangue, ao som de violão, violino e voz. As duas aliam seus trabalhos musicais com pesquisas sobre questões que repensam o regionalismo e a cultura da Região Sul do país.

De Londrina veio o músico autodidata Luís Henrique Josiaqui para apresentar as músicas instrumentais Ponteio de Viola e Bicharada. Nos últimos anos tem se dedicado intensamente à viola de dez cordas. “Este instrumento me conectou ainda mais profundamente com minhas raízes e com a essência da nossa cultura popular. Acredito que a música é uma das formas mais puras de conexão com o divino, e é com esse espírito que compartilho meu trabalho”, pontua Luís.

Lorvani e Vitória da Viola que formam o Duo Dezessete Cordas, estrearam nos palcos no Feraiz apresentando um medley de Polcas Paraguaias. Multi-instrumentista, Vitória é violeira, violonista erudita, baixista, compositora instrumental, produtora musical e professora, e Lorvani é musicista, responsável pelo Violão de Sete Cordas. Ela transita entre as fronteiras dos ritmos pantaneiros, choro e violão erudito.

O show de encerramento da primeira noite foi comandado pelo grupo Viola Quebrada – um dos mais conhecidos do gênero sertanejo raiz no país, que completou 26 anos de história. Os integrantes do grupo são instrumentistas egressos de diferentes escolas musicais, como jazz, rock, MPB e música erudita. Eles já gravaram, com Sérgio Reis, Pena Branca & Xavantinho, Irmãs Galvão, Caetano Veloso, Inezita Barroso, Alaíde Costa, Zeca Baleiro, entre outros. No Feraiz, interpretaram canções autorais de seus discos além de clássicos de duplas como Tonico & Tinoco, Tião Carreiro & Pardinho, Nhô Belarmino e Gabriela. 

Hoje (11) e sábado (12), a partir das 19h30, sobem ao palco outros músicos selecionados pelo edital e o show de encerramento com o músico Renato Borghetti.

Confira a programação dos próximos dias:

11 DE ABRIL – SEXTA-FEIRA, às 19h30

– Francisco Araújo, de São Paulo (SP)

– Ricardo Bergha, de Lages (SC)

– Jackson Ricarte, de Embu Guaçu (SP)

– Lu Pasinato & Vini Diamante, de Curitiba (PR)

– Vitória da Viola, de Tatuí (SP)

– Claudemir Cesar de Oliveira, de Piracicaba (SP)

12 DE ABRIL – SÁBADO, às 19h30

– Ale Age & Junior Bier, de Curitiba (PR)

– Bruno Sanches, de Regente Feijó (SP)

– Trio Coração de Campo, de Lagoa Vermelha (RS)

Show de encerramento com Renato Borghetti e grupo

Confira a matéria que a RPC fez para o Meio Dia Paraná de ontem (10):

SERVIÇO

6ª edição do Festival de Música de Raiz

Período: de 10 a 12 de abril de 2025

Horário: às 19h30

Local: Teatro do Sesc da Esquina, Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Mercês