Sesc PR
Paraná
Ação Social: Idoso,  Trabalho Social com Idosos

Abertura oficial do Encontro Sesc 60+ abre as comemorações dos 50 anos do Trabalho Social com a Pessoa Idosa do Sesc PR

Desde o início da semana, o Sesc Paraná promove a 17ª edição do Encontro Sesc 60+, no Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos (PR). Com o tema “Tempo de Celebrar”, o evento comemora os 50 anos do Trabalho Social com a Pessoa Idosa (TSPI) no Paraná.

A abertura oficial do encontro aconteceu ontem (8), com a presença do governador do Estado do Paraná em exercício, Darci Piana. “O Sesc sempre se preocupou com a nossa gente — são mais de 550 mil pessoas atendidas todos os meses. Eventos como o Sesc 60+ mostram o quanto essa instituição é essencial para promover qualidade de vida, lazer e inclusão para a pessoa idosa. Com ações como a da Secretaria da Mulher, Igualdade Social e da Pessoa Idosa, vamos fazer com que os idosos do Paraná possam viajar mais, viver mais e melhor. A partir do dia 11 de maio, teremos uma grande novidade que vai facilitar ainda mais esse acesso: a possibilidade de requisitar a passagem gratuita pelo novo Cartão da Pessoa Idosa. É um orgulho ver tanta gente reunida aqui, celebrando a vida com alegria. E é nosso dever, como governo, continuar investindo em políticas que respeitem, valorizem e cuidem de quem tanto já fez pelo nosso estado”, frisou.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, aproveitou seu discurso para ressaltar o trabalho que o Governo do Paraná tem debruçado sobre este público. “O Paraná trata o envelhecimento com respeito e prioridade. Desde 2023, com a criação da Secretaria da Pessoa Idosa, temos investido em ações concretas para garantir qualidade de vida, autonomia e participação social. Estamos dando os primeiros passos em uma política pública de cuidado, reconhecendo também quem cuida. E agora, a partir de 11 de maio, pessoas com mais de 65 anos poderão baixar o Cartão da Pessoa Idosa e requisitar sua passagem gratuita — um legado do Governo do Estado”, pontuou. O presidente em exercício da Fecomércio PR,

Ari Faria Bittencourt, participou da abertura, com um discurso bem-humorado sobre a longevidade. “Somos idosos, mas não somos velhos. Somos idosos com muita disposição, com vontade de viver nos divertindo. Hoje em dia, também somos chamados de vintage — relíquias em plenas condições de uso. Estamos dentro do prazo de garantia! Alguns até nos chamam de seminovos… e é verdade! Temos ainda muito a fazer, a dançar, arir e a viver com qualidade. A data na carteira de identidade não quer dizer nada”, pontuou.

Atualmente o Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) é ofertado em 35 unidades do Sesc Paraná, reunindo124 turmas ativas e aproximadamente3.345 participantes. O diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, frisou que o Encontro 60+ abre a programação comemorativa aos 50anos desse trabalho. “Atualmente 35unidades do Sesc PR desenvolvem ações voltadas aos idosos. Essa celebração é mais do que um evento — é um investimento em alegria, convivência e qualidade de vida. Tem gente que espera o ano inteiro para participar.

Temos a honra de contar com 355 participantes, o maior número da história do evento em suas 17 edições. Um verdadeiro marco”, celebrou. O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, também fez uma saudação aos presentes enfatizando que o município está sempre de braços abertos para recebê-los. Também acompanharam a abertura o vice-presidente do Sindilojas Paranaguá, Said Khaled Omar; o diretor do Sinca PR, diretor suplente da FecomércioPR e conselheiro do Sesc, Eduardo Rubens de Andrade; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan; a gerente de Ação Social do Sesc PR, Nabile Barbosa de Nardi; o gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro; o gerente Executivo do Senac Matinhos, Bruno Truber Damião, representando o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, entre outras autoridades e convidados.

Algumas fotos do evento já podem ser acessadas aqui.

O álbum de fotos virtual completo pode ser acessado a partir da semana que vem.