Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde,  Sesc Saúde
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde,  Sesc Saúde

Dia Mundial do Rim: população poderá fazer exames gratuitos na Praça Ouvidor Pardinho

O objetivo da campanha da Fundação Pró-Renal, em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, é disseminar informações sobre as Doenças Renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce por meio de exames preventivos e tratamento adequado

O Dia Mundial do Rim ocorrerá nesta quinta-feira (13) e várias ações estão programadas para abranger e alcançar o maior número de pessoas, desde governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.

Em Curitiba, na Praça Ouvidor Pardinho, a partir das 9h, será realizada uma feira de saúde com exames gratuitos. A Pró-Renal, em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, preparou para esta campanha diversas atividades: aferição de pressão arterial, peso e altura, glicemia, exame de urina, microalbuminúria, atendimento médico e multiprofissional, além de educação lúdica, jogos e outros.

Será realizado um circuito de saúde completo para atender a população, com triagem dos grupos de riscos, avaliação clínica por meio dos exames básicos ofertados gratuitamente e avaliação médica. As senhas serão limitadas e distribuídas por ordem de chegada.

Este é um evento anual, criado há 19 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a

Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). A Campanha mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins, educar e alertar principalmente sobre a importância da Prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal.

Sobre a Doença Renal Crônica

A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Grupos de Riscos

Os principais grupos de riscos são os hipertensos, diabéticos, obesos, aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou cardiovascular.

Funções Dos Rins

Os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

Doença Renal em números

No Brasil segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas com DRC avançada é crescente, cerca de 20 milhões de brasileiros tem alguma disfunção renal e atualmente mais de 150 mil pacientes já realizam diálise no país. A mortalidade relacionada à DRC continua a aumentar anualmente e deve ser a 5ª causa de morte no mundo até 2040. A Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.