O Teatro do Sesc da Esquina em Curitiba recebeu na manhã desta sexta-feira (22), os autores dos trabalhos selecionados para compor a terceira edição da Coletânea Entre Caminhos do Paraná, editada pelo Sesc PR.
Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea em quatro categorias: Estudantes da Rede Estadual de Ensino; Clientes/Participantes dos Projetos Sesc Paraná; Trabalhador do Comércio e Dependentes, e Público em Geral. “Após uma rigorosa avaliação, 90 trabalhos produzidos por cidadãos de diferentes cidades e oriundos de 28 municípios do Paraná foram selecionados para fazer parte da coletânea do concurso”, pontuou a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc Paraná, Lidiane Galvan.
Dentre os selecionados, 20 foram premiados com uma visita guiada pela unidade cultural do Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba, um passeio de trem caiçara, de Morretes a Antonina e um fim de semana no Hotel Sesc Caiobá, com direito a acompanhante e às três refeições diárias, além das despesas de transporte rodoviário entre a cidade do premiado a Curitiba.
Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, o concurso realizado pelo Sesc PR tem obtido resultados extraordinários, “o que significa que temos no Paraná uma fonte infindável de crianças, jovens e adultos com muita qualidade artística, capaz de surpreender o país”.
Cada selecionado receberá troféu e exemplares impressos da coletânea. A obra completa está disponível AQUI em formato digital. Uma nova edição do concurso será lançada em março de 2025 e terá como temática Entre Etnias do Meu Paraná.
Sudoeste
Dos 90 trabalhos selecionados, 12 são do Sudoeste do Paraná. Na categoria Clientes/Participantes dos Projetos Sesc Paraná, As Belezas de Pato Branco, desenho produzido por Kyara Mendes da Silva, do Sesc Pato Branco, obteve o primeiro lugar; A Torre, de Luisa Neis de Oliveira, do Sesc Francisco Beltrão, o sexto lugar; O Ontem, o Hoje e o Amanhã, de Amélia Setsuko Nakano, do Sesc Palmas, o oitavo lugar; e os trabalhos Igreja Matriz de Pato Branco, de Lara Cristini Webber Carloto, e A Beleza do Alvorecer, de Murilo Vinicius Lauer Rauch, ambos da unidade Sesc Pato Branco, ficaram com a 17ª e 24ª colocação, respectivamente.
Na categoria Estudantes da Rede Estadual de Ensino, o aluno Otávio Hansen Pedroso, do Sesc Francisco Beltrão, ficou com o segundo lugar, com o trabalho Igreja Matriz e as Três Marias. O palmense Wendel Tainã Batista dos Santos, conquistou o quarto lugar com Gruta, e os alunos de Francisco Beltrão, Rafaela Rodrigues Uss, com o trabalho Memórias da Infância, obteve o oitavo lugar, e Sofia Cordeiro Agostini, com Museu Histórico de Francisco Beltrão, o 12º lugar.
Letícia Tessaro, do Sesc Pato Branco, inscrita na categoria Trabalhador do Comércio e Dependentes, ficou com o 12º lugar com o trabalho Uma Selfie nas Cataratas. Na Categoria Público em Geral, os clientes da unidade Sesc Francisco Beltrão, Ana Laura Bremm Meyer, com Meu Estado é Minha Arte, ficou com o 17º lugar, e Milena Schlemper Carli, com Moinho de Castrolanda, com 21º lugar.
Confira a relação dos 5 premiados em cada categoria:
Categoria: Estudantes da Rede Estadual de Ensino
1º lugar: Navegando em Águas Calmas, de Amanda Santos Zani, do Sesc Maringá
2º lugar: Igreja Matriz e as Três Marias, de Otávio Hansen Pedroso, do Sesc Francisco Beltrão
3º lugar: Farol da Ilha do Mel/Entardecer do Farol, de Melissa Valério da Silva Fernandes, do Sesc Paranaguá
4º lugar: Gruta, de Wendel Tainã Batista dos Santos, do Sesc Palmas
5º lugar: Reflexo da Primavera, de Sarah Hilary Pereira, do Sesc Paranavaí
Categoria: Estudantes dos Projetos de Educação do Sesc Paraná
1º lugar: As Belezas de Pato Branco, de Kyara Mendes da Silva, do Sesc Pato Branco
2º lugar: O Portal de Marechal, de Luan Henrique Laufer Pereira, do Sesc Marechal Cândido Rondon
3º lugar: O Casal, de Fabíola Paolla Brod, do Sesc Toledo
4º lugar: Paraíso Natural, de Bernadete das Grassas Ribeiro, do Sesc Toledo
5º lugar: Garden Of Light (Jardim de Luz), de Luíza Tiemy de Andrade Shimokawa, do Sesc da Esquina
Categoria: Trabalhador do Comércio e Dependentes
1º lugar: Estação Ferroviária de Paranaguá, de Arthur Themoteo, do Sesc Paranaguá
2º lugar: A Luz da Igreja, de Maria Gabriela Barreto Fagioli, do Sesc Jacarezinho
3º lugar: Catedral de Londrina, de Maria Cristina Soares, do Sesc Londrina Norte
4º lugar: Uma Manhã no Lago, de Hedy Roswita Hans, do Sesc Toledo
5º lugar: Manual de Sobrevivência ao Lago de Olarias, de Kennedy Nicolau Ferreira, do Sesc Ponta Grossa
Categoria: Público em Geral
1º lugar: Um Brinde ao Povo Paranaense, Sua Cultura e as Belezas do Seu Estado, de Amaya Tiepolo Vasques, do Sesc Paço da Liberdade
2º lugar: Bom Dia, Paraná!, de Maria Ines Piekas, do Sesc Paço da Liberdade
3º lugar: Noite Estrelada em Vila Velha, de Lilian Santos de Oliveira, do Sesc Ponta Grossa
4º lugar: Paris no Coração do Paraná, de Emerson Galdino da Costa, do Sesc Ivaiporã
5º lugar: Um Olhar da Fé, de Laércio Mafra de Aguiar, do Sesc Apucarana