Desde o início da semana, aproximadamente 330 pessoas estão no Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos, participando da 16ª edição do Encontro Sesc 60+. O evento, que vai até sexta-feira (13), reúne integrantes das atividades do Trabalho Social com a Pessoa Idosa (TSPI) de 15 cidades, representando 17 unidades do Sesc em todo o estado.
“O Sesc sempre se destacou pelo seu acolhimento a todos, mas, de maneira especial, às pessoas idosas. O Sesc no Paraná tem atuado com o Trabalho Social com a Pessoa Idosa há quase 50 anos”, frisou o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto Sotti, durante a abertura do evento realizada ontem (10).
No Sesc Paraná, o TSPI é ofertado em 34 unidades e atende aproximadamente 3.300 pessoas divididas em 110 turmas ativas, que participam de grupos como oficina da memória e concentração, dança circular, cantoria e convivência. “Há mais de dez anos, iniciamos este projeto com uma edição anual. De lá para cá, ampliamos para duas edições ao ano, envolvendo mais de 700 pessoas no total. Estamos comprometidos em entregar o que temos de melhor: qualidade, carinho, respeito e dedicação”, ressaltou a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan.
O Encontro Sesc 60+ é um espaço para convivência, interação e troca de experiências, oferecendo uma rica programação que inclui palestras, apresentações culturais, show de talentos, atividades na praia, gincanas, passeios turísticos, bailes temáticos, entre outras atrações. “Acreditamos que só fica velho quem quer, e nós ainda nos consideramos jovens. Queremos continuar participando de eventos como este por muitos e muitos anos. O Sesc é, para nós, uma família maravilhosa”, observou Marlene Zanini, de Maringá, uma das participantes do encontro.
Também prestigiaram a abertura a secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o presidente do Conselho de Segurança de Matinhos, Fernando Luiz Pereira; o delegado da Delegacia Cidadã de Matinhos, Thiago Aguiar Faxel; o diretor da Fecomércio PR e do Sinca PR, Eduardo Rubens de Andrade; o vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba; a secretária de Assistência Social de Morretes, Maria Cristina Moraes da Costa Pinto, e o diretor da Secretaria de Assistência Social de Paranaguá, Ariosmar José.
“Acredito firmemente que a felicidade não envelhece. Dentro de cada um de nós, há algo que se mantém jovem e pujante a cada dia: a nossa esperança, fé e determinação. A vocês, que já fizeram tanto pelo nosso estado, trago um caloroso abraço do Governador Ratinho Junior e do vice-governador, Darci Piana, com imensa gratidão. Hoje, vocês estão no melhor lugar do mundo: envoltos por um abraço, e é assim que o Sesc Paraná abraça as pessoas idosas há muito tempo. As políticas públicas que almejamos implementar ganham vida quando temos instituições como o Sesc, que se preocupam em promover qualidade de vida e, principalmente, em fazer as pessoas mais felizes”, pontuou Leandre Dal Ponte.