O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR lançou o livro “Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre”, uma publicação comemorativa aos 20 anos de atuação do Programa Mesa Brasil Sesc no estado. O evento ocorreu nesta sexta-feira (9), durante a 43ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O livro apresenta 21 receitas finalistas do Concurso de Receitas Sesc e Senac PR, realizado em 2023. A obra reúne opções de preparos doces e salgadas, dando visibilidade a receitas regionais e seguindo boas práticas de manipulação de alimentos. Além disso, destaca a relação de afeto que a comida servida, feita com alimentos doados pelo Mesa Brasil Sesc, pode gerar para as pessoas atendidas pelo programa.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana. Também presente, o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, ressaltou a importância do Mesa Brasil Sesc na vida das pessoas beneficiadas. “O Programa começou em 2003 e fomos a segunda regional do Sesc a aderir a esta iniciativa. Atualmente ele está presente em sete unidades do estado e o lançamento desta publicação acontece hoje em Curitiba e em outras seis cidades no sábado (10), Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão, Maringá e Londrina”, destacou.
O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, também prestigiou o evento na capital paranaense. “Esse livro representa apenas uma das muitas ações que o Senac realiza junto com o Sesc PR. O Mesa Brasil vai além da distribuição de alimentos, uma tarefa que o Sesc já desempenha com excelência. Nossa parceria com o projeto ‘Além da Mesa’ busca qualificar e emancipar as pessoas beneficiadas por esse programa. Acreditamos que, ao oferecer formação e oportunidades, estamos contribuindo para um futuro mais digno e promissor para todos”, afirmou.
Mesa Redonda
Para discutir a publicação, foi realizada uma mesa redonda com a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Luane de Lima da Silva; a instrutora de Gastronomia da Faculdade Senac Curitiba Centro, Eunice de Oliveira; a nutricionista do Centro Vicentino, Aline Prestes de Medeiros; e a assistente social do Mesa Brasil Sesc Parolin, Franciane de Cassia Svonka Jachinoski.
Luane de Lima da Silva destacou que um dos desdobramentos do Programa Mesa Brasil Sesc é fornecer orientações sobre o preparo de alimentos, enfatizando práticas sustentáveis e o uso integral dos ingredientes e itens doados. “Um exemplo interessante presente neste livro é a receita do hot dog de cenoura, que destaca a versatilidade e o valor nutricional dos alimentos”, ressaltou.
A receita foi inscrita pelo Centro Vicentino, em Curitiba, e obteve o terceiro lugar no concurso. “A ideia do concurso surgiu como uma forma de valorizar as receitas que já utilizávamos e que eram apreciadas pelas crianças. Os produtos recebidos do Mesa Brasil Sesc são essenciais. O tomate, por exemplo, é triturado e congelado para fazer molho, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis”, observou a nutricionista Aline Prestes de Medeiros.
A assistente social do Mesa Brasil Sesc Parolin, Franciane de Cassia Svonka Jachinoski, comentou que as 245 instituições de Curitiba e Região Metropolitana atendidas pelo Mesa Brasil Sesc foram convidadas a participar do concurso. “Esse convite foi feito com o objetivo de valorizar o setor de alimentação nas cozinhas sociais. Muitas vezes, o trabalho das cozinheiras e merendeiras, que é uma atividade cotidiana, não recebe a atenção devida. O concurso permitiu que esses profissionais mostrassem a dedicação e carinho que colocam em seu trabalho”, pontuou.
A instrutora de Gastronomia da Faculdade Senac Curitiba Centro, Eunice de Oliveira, destacou que o trabalho final foi acompanhado pelo Senac. “O que mais me impressionou foi a dedicação das participantes ao material e ao preparo dos pratos. Foi emocionante ver como elas contavam histórias através da comida e como cada prato refletia um carinho especial. Avaliar os pratos e perceber o esforço colocado em cada um foi uma experiência inspiradora. Essas receitas não só podem ser replicadas em casa, mas também compartilhadas com outras pessoas, promovendo um impacto positivo e enriquecedor”, considerou.
Após o bate-papo, o livro foi distribuído gratuitamente ao público, juntamente com mini-brownies preparados pela Faculdade Senac Curitiba Centro.
O livro também está disponível online. Acesse aqui.