Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde,  Sesc Saúde
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde,  Sesc Saúde

Ação do Dia Mundial do Rim oferta exames gratuitos na Praça Oswaldo Cruz, em Curitiba

Feira de Saúde e Prevenção será realizada nos dias 13 e 14 de março, das 9h às 16h

A Fundação Pró-Renal com o apoio do Sesc PR e da Secretaria do Esporte e Lazer de Curitiba promove a “Feira de Saúde e Prevenção” em alusão ao Dia Mundial do Rim (WKD – World Kidney Day), celebrado no dia 14. O evento que acontecerá no Ginásio da Praça Oswaldo Cruz Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, nos dias 13 e 14 de março, das 9h às 16h, é aberto à população e oferece orientações de podologia, odontologia e nutrição, além de exames gratuitos de urina e creatinina, atividades lúdico-educativas e culturais que permitam a promoção à saúde e prevenção à doença renal.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), no Brasil a estimativa é de que 10 milhões de pessoas tenham doença renal crônica, sendo que 90 mil precisam de estímulo artificial da função dos rins (diálise). Estima-se que entre os anos de 2009 – 2019, o número aumentou mais de 100%.

As principais causas que promovem a doença renal são a pressão arterial elevada (hipertensão) e diabetes. O diabetes foi estabelecido como a segunda causa mais comum de insuficiência renal terminal na maioria dos países desenvolvidos. Inflamações ou infecções, assim como algumas drogas como analgésicos e anti-inflamatórios, podem causar a doença renal crônica, se ingeridos durante longo tempo.

As alterações renais podem ser silenciosas e, caso não seja feito o acompanhamento preventivo, podem ser identificadas em casos graves. Dentre os exames, a medição da quantidade de creatinina na urina permite uma identificação rápida e barata. Alguns sintomas que podem aparecer são: aumento do volume e alteração na cor da urina, incômodo ao urinar, inchaço nos olhos, tornozelos e pés, dor lombar, enjoos e vômitos e alteração na pressão arterial.

Dia Mundial do Rim 2024

O Dia Mundial do Rim acontece há 18 anos e tem como objetivo disseminar informações sobre doenças renais, com foco na prevenção e diagnóstico precoce.

Na campanha de 2024, os esforços estão concentrados em destacar a importância da equidade no acesso ao diagnóstico e tratamento da doença renal crônica. A Sociedade Brasileira de Nefrologia conta com a participação ativa e engajada de todos nessa causa tão relevante!

Projeto itinerante

O Sesc PR e a Fundação Pró-Renal possuem convênio de parceria com ações itinerantes de “Prevenção à Doença Renal” da Educação em Saúde em unidades do Sesc PR no estado. Neste ano, serão atendidos, entre março e novembro, os municípios de Curitiba, Campo Mourão, Maringá, Arapongas, Pato Branco, Rio Negro, Paranaguá e São José dos Pinhais.