Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Campanhas,  Dicas de Saúde,  Educação em Saúde
Saúde e Alimentação: Campanhas,  Dicas de Saúde,  Educação em Saúde

Julho amarelo: Sesc PR promove Campanha de Saúde de Combate às hepatites virais em diversas cidades do estado

Este mês é marcado pela Conscientização sobre as Hepatites Virais, e o Sesc PR realizou uma campanha de saúde em alusão ao Julho Amarelo. Na sexta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, diversas unidades do estado realizaram ações de conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dessas doenças, além de testagens rápidas e gratuitas das Hepatites B e C.

“As ações da Campanha do Mês de Julho de Combate às Hepatites Virais são essenciais, pois, muitas vezes, são doenças silenciosas e de fácil disseminação. No entanto, todas podem ser evitadas com alguns cuidados. Esse é o propósito do projeto Sesc Saúde: ações de promoção e prevenção à saúde, com o objetivo principal de aumentar a visibilidade sobre doenças como essas e, assim, fortalecer o diagnóstico precoce e o tratamento”, explicou a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Suellen Costa Cristo.

Em Curitiba, o Sesc Centro em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) realizou uma ação das 10h às16h. Foram ofertados ao público mil testes Hepatite B e Hepatite C (500 de cada), além de orientação sobre a doença. Os testes positivos foram identificados e encaminhados pela Sesa para o devido tratamento. “O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais foi criado em 2019 justamente para ter essa consciência da importância de fazer o diagnóstico das hepatites virais, doença que causa inflamação no fígado e que pode ser assintomática e causar graves danos. Essas ações são muito importantes, pois sensibilizam a população, levando orientação da importância do diagnóstico precoce. Aqui também reforçamos que os testes gratuitos são disponibilizados nas unidades de saúde de todo o estado, gratuito em toda a rede SUS”, pontuou a chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesa, Mara Franzoloso.

O Sesc da Esquina também realizou uma ação na sexta-feira (28), das 9h às 15h,com testagem rápida e gratuita de Hepatite B e C, além de abordagens pessoais sobre transmissão, prevenção e divulgação de serviços para atendimento. O Instituto para Cuidado do Fígado (ICF) e a Prefeitura de Curitiba foram parceiros da iniciativa.

“Essa parceria é muito importante, porque o Sesc é uma instituição forte e com credibilidade, voltada ao bem-estar social das pessoas. Essa campanha do Dia Mundial de Luta Contra às Hepatites Virais foi criada pela OMS, porque são doenças crônicas assintomáticas. É importante alertar à população que existe esse risco e que todo o arsenal de testagem e tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A missão do ICF é atender e prevenir as pessoas para que não fiquem doentes”, reforçou o médico e sócio fundador do ICF, Fabio Porto.

O que são as Hepatites Virais?

O termo Hepatite é utilizado para designar uma inflamação do fígado. A doença pode ser crônica ou aguda. As principais causas de hepatite são:

• Vírus: hepatite A, B, C, D e E;

• Infecções do fígado;

• Abuso de bebidas alcoólicas;

• Medicamentos e drogas;

• Doença autoimune.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Dados do Ministério da Saúde estimam que mais de 500 mil pessoas ainda estão infectadas pelo vírus da hepatite C. A doença hepática crônica é responsável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pela morte de cerca de 1,4 milhão de pessoas por ano.