Sesc PR
Paraná
Ação Social: Sesc Cidadão
Ação Social: Sesc Cidadão

Justiça no Bairro Sesc Cidadão na Arena oficializa a união civil de quase 1.200 casais

O sábado (25) foi de emoção para 1.198 casais de Curitiba e 28 outras cidades do Paraná, que oficializaram a união civil durante casamento coletivo promovido pelo Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão. A cerimônia foi realizada no Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), na capital paranaense, reunindo aproximadamente oito mil pessoas, entre autoridades, convidados, equipe técnica e imprensa.

Realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, esta edição do casamento coletivo contou com a parceria da Prefeitura de Curitiba e do Club Athético Paranaense. A promoção foi da RPC.A primeira vice-presidente do TJPR, Desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Justiça no Bairro, celebrou o casamento ao lado da jornalista da RPC, Dulcineia Novaes.

“Temos aqui muitos casais, todos com histórias e sonhos, entre eles o de se casar que está sendo realizado nesta linda cerimônia que foi possível organizar graças a ajuda de muitas pessoas. Eu só tenho a agradecer pela parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná que já dura 17 anos. São 20 de Justiça no Bairro, que começou aqui em Curitiba, mas foi com o Sesc Cidadão que conseguimos itinerar por todo o Paraná”, enfatizou a Desembargadora Joeci Machado Camargo.

Ela agradeceu ao presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Estado, Darci Piana, pela parceria e pelo empenho de toda a equipe do Sesc e do Senac envolvidas nesta edição, que somou mais 100 pessoas trabalhando para que o evento acontecesse. “Desde o início da minha gestão no Sistema Fecomércio Sesc Senac PR completamos mais de 44 mil casamentos coletivos e mais de 2,5 milhões de atendimentos do Justiça no Bairro Sesc Cidadão. Essa é uma obrigação e uma responsabilidade do nosso Sistema junto com o Tribunal de Justiçado Estado do Paraná, as Prefeituras e tantos outros apoiadores, para fazer com que momentos como esse possam ser realizados, com respeito e carinho que vocês merecem”, disse o dirigente cumprimentando os noivos.

Cerimônia

Antes do início da celebração, Cartórios de Registro Civil montaram postos de trabalho para coletaras assinaturas dos noivos. Heidi Lara Ávila da Cruz, de 26 anos, entrou em trabalho de parto minutos antes da cerimônia. Com 36 semanas e seis dias de gestação, ela foi atendida n o local e encaminhada para a Maternidade Nossa senhora da Cruz Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela conseguiu antecipar o casamento e levou a certidão de casamento em mãos para realizar outro sonho, o de ser mãe.

Instrutoras e alunas do Senac Curitiba Centro também começaram a receber as noivas antes do início da tarde. Mais de 120 penteados e maquiagens foram feitos no salão improvisado dentro da Arena da Baixada. Uma delas foi Maria Rosa da Silva. Ela chegou no local usando um dos vestidos doados para esta edição do casamento, e que ela mesma escolheu.

“Eu estou realizando um sonho. Eu conheci o meu noivo no Facebook. Por muito tempo fomos impedidos de oficializar a nossa união, pois apesar de separada há mais de 38 anos, eu não tinha feito o divórcio. Isso foi possível, pois no sábado anterior ao casamento, eu fui até à Rua da Cidadania do Carmo, no Justiça no Bairro Sesc Cidadão e, além de divorciada oficialmente, dei entrada na documentação para poder me casar com o amor daminha vida”, disse Maria Rosa, emocionada. Ela e o noivo Cleverson de Lima passam agora para um novo capítulo de suas vidas, casados.

Um dia antes de completar 99 anos de fundação, o estádio do Club Athético Paranaense deixou a rivalidade comum dos jogos para receber amor. “Hoje temos uma torcida especial, que é a do amor. Estamos acostumados a promover eventos de entretenimento ou jogos, mas hoje temos um sentimento maior, positiva, então para nós é extremamente gratificante poder celebrar mas um casamento aqui na nossa Arena”, pontuou o diretor de Relações Institucionais do Club Athlético Paranaense, Mauro Holzmann.

Ao som da clássica marcha nupcial regida pela Banda da Polícia Militar, os casais entraram na Arena. O Desembargador Paulo Hapner; o Elvis Presley curitibano, Rogério Cordoni; a cantora de ópera e servidora do TJPR, Ana Paula Brounkow; a cantora mirim Iris Mantovani, e integrantes do Centro de Difusão Musical do Sesc de Maringá foram alguns músicos que encantaram os noivos e o público com canções clássicas de casamento e com letras que celebram o amor.

Uma benção ecumênica foi feita pelo padre José Aparecido Pinto, procurador da Mitra, e da pastora Érika Chekan, da Primeira Igreja Batista de Curitiba. “O Programa Justiça no Bairro é um orgulho para todos nós. Hoje é um dia de festa, de grande comemoração. O que estamos vivenciando aqui é a celebração do amor, da união, da comunhão em um momento muito especial que é o casamento”, completou o presidente do TJPR, Luiz Fernando Tomasi Keppen.

Presenças

Também prestigiaram a cerimônia o 2º vice-presidente do TJPR, Fernando Antônio Prazeres; o secretário de Justiça do Estado, Santin Roveda; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Desembargadora Ana Carolina Zaina; a presidente da FAS de Curitiba, Maria Alice Erthal, representando o prefeito Rafael Grecca; o 3º secretário da Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, Mauro Bobato; o Desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, representando a Associação dos Magistrados do Paraná; o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan; o diretor da Divisão Administrativa e Financeira do Sesc PR, Tadeu Litwin; o presidente do Sinditiba, Zildo Costa; o diretor de o representante do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná, Cesar Augusto Machado de Mello, além de gerentes do Sesc  e do Senac PR.

Também apoiaram esta edição do casamento coletivo o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), a Polícia Militar do Paraná, a Sanepar, Cartórios de Registro Civil, a Daju e Prefeituras.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do Club Athlético Paranaense n Youtube. Acesse aqui.