Sesc PR
Paraná
Educação: Simpósios
Educação: Simpósios

Congresso Sesc Paraná de Educação aborda a reinvenção da Educação 


A noite desta terça-feira (16) foi marcada pela abertura do Congresso Sesc Paraná de Educação 2022, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba. Com a proposta de debater a temática “Reinventar a Educação: Tecnologias, Gamificação e Pós-pandemia”, o Sesc PR promove o evento, de 12 de agosto a 1º de setembro, de maneira itinerante, em 27 cidades paranaenses. Londrina e Pato Branco receberam convidados em pré-eventos, nos dias 12 e 15. 

Na capital o evento reuniu para um bate-papo a pedagoga, especialista em Pedagogia Terapêutica, mestre em Psicologia da Educação, Isabel Parolin, e a criadora de um premiado projeto de robótica com sucata e considerada uma das dez melhores professoras do mundo em 2018, Débora Garofalo; mediadas pela chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, Eliana Provenci Albano. Também estava prevista a participação da especialista em estratégias de aprendizagem, dinâmicas do conhecimento e lifelong learning, Clara Cecchini, mas por motivos de saúde não pôde estar presente. 

Para o diretor regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos, a instituição sob seu comando tem como prioridade promover educação de qualidade e de importância em todo o estado. “O Sesc Paraná realiza ações sistemáticas de formação dos seus educadores; exemplo disso é este evento que ocorre desde 2011, sempre apresentando temas atuais e de relevância. Procuramos levar a todos os níveis educacionais que ofertamos a melhor educação”, destaca Sextos. 

De acordo com a gerente de Educação do Sesc PR, Márcia Salete Campos Dallagnol, o Sesc PR traz ao estado importantes nomes da Educação nacional para a discussão de temas pertinentes e contemporâneos. “Este é de fato um evento de educadores, em que recebemos profissionais de entidades parceiras, profissionais e comunidade interessados nos rumos da educação. Quando definimos o tema deste congresso fomos buscar as melhores pessoas para tratar a matéria, um tema tão complexo e necessário “, pontua a gerente. 

Também estiveram presentes no evento o diretor de Planejamento e Gestão Escolar da Secretaria de Educação e Esporte do Estado do Paraná, Paulo Roberto Falcão; a diretora de Educação e Tecnologia do Senac Paraná, Denyze Cristina Lorenzon Rucyl, representando o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, além de gerentes executivos das unidades da capital e do interior. 

Toda a palestra de abertura do Congresso Sesc Paraná de Educação está disponível no canal do Sesc PR no Youtube. Na edição nº 149 da Revista Fecomércio PR você poderá acompanhar a matéria completa sobre o congresso e os desdobramentos dos temas abordados. 

Confira as fotos do evento: