Sesc PR
Paraná
Cultura: Cinema
Cultura: Cinema

Um diretor por mês: Amácio Mazzaropi

Um diretor por mês: Amácio Mazzaropi (9 de abril, dia de seu aniversário)

Amácio Mazzaropi (69 anos) / Brasil – São Paulo – São Paulo / 1912 a 1981 / Direção: Amácio Mazzaropi / Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos do mundo.

Mazzaropi foi uma das personalidades mais conhecidas do Brasil na segunda metade do século passado. Nascido na cidade de São Paulo mudou-se algumas vezes para Taubaté, e também passava temporadas no município de Tremembé com seu avô materno.

Seu avô era artista: dançava; cantava e animava as festas do bairro. Desde pequeno o avô levava Mazzaropi para essas festas. Foi nesse período que Amácio teve contato com a figura do caipira.

Em sua adolescência Mazzaropi juntou-se a uma troupe de circo. Os pais preocupados o mandaram para cidade de Curitiba no Paraná, para que o filho trabalhasse com um tio, dono de uma loja de tecidos. Mas ao voltar a São Paulo, Mazzaropi se entregou de vez ao circo, até o dia em que fundo seu próprio circo com o dinheiro da herança que ganhara de sua avó.

Antes de brilhar nas telas do cinema nacional, Mazzaropi era sucesso na TV, rádio e, obviamente, no circo. Quando em 1952 estreia em “Sai da Frente” de Abílio Pereira de Almeida, Mazzaropi já tinha status de estrela nacional.

Amácio Mazzaropi atuou, produziu, dirigiu e escreveu os roteiros de muitos de seus filmes. Também foi pioneiro da indústria do cinema brasileiro. Em 1958 fundou a PAM filmes e, entre 1961 a 1974, investiu na construção de estúdios. O mais ousado foi na cidade Taubaté, com ampla estrutura, que incluía oficina de cenografia e hotel para atores e equipe técnica.

Mazzaropi participou de 30 filmes, a maior parte de sua produção. Muitos desses filmes tinham o personagem Jeca vivido por Mazzaropi, personagem esse adaptado da obra de Monteiro Lobato.

Amácio Mazzaropi faleceu no ano de 1981, aos 69 anos, em decorrência do câncer, deixou um legado inigualável para o humor e audiovisual brasileiro.

(Texto Edson Godinho, Técnico de Atividades do Sesc Paranavaí)

Abril: Especial Mazzaropi, em homenagem ao mês do seu aniversário.

* O Drops CineSesc, iniciativa do Sesc Paranavaí, é uma ferramenta de divulgação e indicação de produções audiovisuais para os clientes do Sesc Paraná e público em geral.