Sesc PR
Paraná
Cultura: Eventos
Cultura: Eventos

Sesc Cadeião Cultural realiza Mostra Mulheres Plurais em março

Durante todo o mês de março o Sesc Londrina Cadeião Cultural ofertará atividades em várias linguagens e modalidades para relembrar conquistas femininas, o espaço na arte, na cultura e na produção do conhecimento.

De 8 a 31, a Mostra Mulheres Plurais – elaborada em parceria com mulheres artistas, artesãs e produtoras de conhecimento da cidade de Londrina – promoverá mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, feira cultural, espetáculos de teatro e dança, cinema e clube de leitura.

Toda a programação do evento já está disponível para consulta no site do Sesc Paraná. Como as vagas são limitadas, é necessário fazer a pré-inscrição no site. Confira as atividades:

 

Clube de Leitura

Olhos D’Água, de Conceição Evaristo

Encontros On-Line │ Todas as 5ªs de março │ 19h30 às 21h

Vamos ler juntas essa coletânea de contos de uma das maiores autoras brasileiras.

Os contos de Olhos D’Água apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantes da vida?

 

 

Bate-papo – Mulheres na arte

8/3 │ 3ª │ 19h │ Presencial │ Gratuito

Qual o lugar da produção de mulheres na arte, sobretudo londrinense?

Nesta roda de conversa, poderemos ouvir as experiências de artistas de diferentes áreas e refletir sobre o espaço destinado às mulheres na Cultura, na crítica e na produção de arte e de conhecimento.

Com Celina Becker (cinema), Alegorah (maquiagem de efeitos especiais), Jéssica Rezende (música) e Marina Stuchi (teatro). A mediação é da jornalista Lívia Oliveira.

 

 

Lançamentos de Livros

Antibox, de Camila Mossi Quadros e Guilherme Silveira

10/3 │ 5ª │ 19h

O Anticonsbox: caixa de ofensas a fascistas reúne três obras criadas a partir da parceria da escritora londrinense  Camila Mossi com o artista Guilherme Silveira. A caixa tem o livro Anticonstitucionalissimamente – com 39 crônicas da escritora e que foi premiado com o 1º lugar na categoria crônicas no Prêmio Outras Palavras, da Secretaria de Cultura do Paraná – também uma HQ e um álbum musical. O projeto propõe a criação a partir do diálogo entre os dois autores e diferentes linguagens. A partir da crônica que dá nome ao livro, desdobram-se os quadrinhos de Guilherme Silveira, além da música criada pelos dois, gerando um álbum de heavy metal que amplia ainda mais os temas tratados nos textos.

 

 

Minha cidade, meu bairro, minha vida, de Maria Helena de Oliveira Morais

11/3 │ 6ª │ 19h

O livro entrelaça a biografia da autora com a história da Zona Norte de Londrina e com a de outras mulheres da comunidade, que são exemplos de superação social, intelectual e emocional. A ideia surgiu durante as pesquisas para o projeto Memória da Mulher Negra Londrinense, realizado em 2018/2019 e que resultou em uma revista e em premiação do Ministério da Cultura. A obra passa pelos 77 anos de Maria Helena, destacando os últimos 40, período de mudanças sociais e de formação e consolidação da Zona Norte, conhecida hoje como Cinco Conjuntos.

 

Palestra

Caminhos para a saúde íntima, emocional e sexual, com Amanda Herrero

11/3 │ 6ª │ 18h30 │ Presencial │ Gratuito

 

Nesta palestra, a fisioterapeuta Amanda Herrero falará com as mulheres participantes a respeito da saúde íntima, emocional e sexual, para ajuda-las a conquistar autonomia e aprenderem como cuidar de seus aspectos femininos, estimulando suas potencialidades intrínsecas e orgásticas por meio da fisioterapia pélvica e postural, da terapia floral, de práticas ancestrais femininas e de práticas físicas e energéticas de sexualidade sagrada.

  

Feira Cultural

11/3 │ Sex │ A partir das 17h

Em parceria com a equipe do Londrina Criativa, receberemos dezenas mulheres empreendedoras expondo seus trabalhos nas mais diversas áreas!

  

CineSesc Especial

Gratuito

11/3 │ 6ª │ 19h: Cineastas londrinenses: Redenção, de Alessandra Pajolla + A Manicure, de Marina Stuchi + Todas as horas do tempo, de Jackeline Seglin.

 18/3 │ 6ª │ 19h: Libertem Angela Davis, de  Shola Lynch.

 25/3 │ 6ª │ 19h: Visages, Villages, de Agnès Varda

 

 

Espetáculos

Ingressos: R$5,00 e R$10,00 na portaria do evento

Me chame pelo Meu Nome, de Marina Stuchi

12/03 │ Sáb│ 18h │ Teatro

“Nós, mulheres, morremos como moscas”: a partir desta premissa, a atriz Marina Stuchi constrói sua performopalestra, colocando em debate a violência de gênero na sociedade contemporânea. A performance une dados coletados em sua pesquisa de doutorado em literatura, vivências pessoais, além de relatos de mulheres que são atravessadas cotidianamente por diversos tipos de violências que as banalizam. São mulheres que têm história, família, têm rosto e, por isso, merecem ser chamadas pelos seus nomes.

  

A solidão da minha pele preta, de Solange Mello.

19/03 │ Sáb │ 18h │ Dança

Uma tradução, por meio da Dança Butoh, da solidão da mulher preta, de sua invisibilidade perante a sociedade e, ao mesmo tempo, da estranheza de sua presença. Uma reflexão sobre o lugar reservado a esta mulher, nos fazendo questionar a imagem da mulher forte e guerreira, que tudo aguenta. A performer, também dramaturga da obra, teve como inspiração suas próprias vivências e os textos de Carolina Maria de Jesus e de Midria.

Na gaveta de baixo, de Ana Karina Barbieri

26/03 │ Sáb│ 18h │ Teatro

Solo de dança e teatro a partir da ‘dramaturgia da lembrança’, desenvolvida pelo diretor Aguinaldo de Souza junto a um grupo de atores pesquisadores entre 2008 a 2012. A partir deste processo, a atriz Ana Karina Barbieri criou o roteiro da cena e a presença cênica.

Voltada para sua própria vida e para episódios selecionados e trabalhados artisticamente, ela realiza um conjunto cativante de ações e textos que vai de uma aparente clareza até o hermetismo estético, alimentados pela densidade da literatura e da dança moderna.

 

SERVIÇO:

Mostra Mulheres Plurais

Período: de 8 a 31 de março

Local: Sesc Londrina Cadeião Cultural – Rua Sergipe 52 – Centro

Informações: (43) 3572-7770 ou 3572-7701

Programação completa: https://www.sescpr.com.br/unidade/sesc-londrina-cadeiao/programacao/