Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde,  Palestras de Saúde
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde,  Palestras de Saúde

Em todo o Paraná, ações de prevenção ao diabetes 

Na sexta-feira (26) o Sesc da Esquina realizou palestra sobre prevenção ao diabetes, integrando as ações promovidas pelas unidades no Paraná em alusão ao mês de prevenção à doença.  

Ministrada pela professora de Enfermagem da UniSantaCruz, Samantha Reikdal Oliniski, a palestra também contou com roda de conversa, na qual os participantes esclareceram dúvidas e receberam dicas para uma rotina mais saudável. 

Diabetes mellitus é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente esse hormônio. Produzida pelo pâncreas, a insulina tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) – essencial para a produção de energia.  

“Você é o que você come, cuidar da alimentação é essencial”, informa a enfermeira. Ela recomenda o consumo de frutas e verduras, além da prática de atividades físicas e moderação no açúcar. 

“Tanto a diabetes quanto a hipertensão são doenças que não percebemos no dia a dia, aparecem aos poucos. Com o check-up ou alguma forma de acompanhamento de saúde, temos uma ideia de como está o nosso corpo, podendo identificar no início e começar o tratamento”, Samantha destaca a importância dos exames periódicos. 

Ao final da conversa, os participantes realizaram o teste gratuito de glicemia na unidade. 

Sesc Paraná 

O Projeto Sesc Saúde promove neste mês a Campanha de Saúde de Prevenção ao Diabetes. Ao longo do mês postos de orientação e conscientização foram montados em unidades de serviço do Sesc PR, além de live e ação simultânea de educação em saúde. 

No dia 26 de novembro ocorreu a ação simultânea de Educação em Saúde em 24 cidades paranaenses, com orientações e testes rápidos de glicemia.