Sesc PR
Paraná
Cultura: Eventos
Cultura: Eventos

Artistas negras apresentam amanhã a 4ª edição do Sesc Mulheres 

Amanhã (30), às 19h, o Sesc Mulheres traz a mulher negra para o centro do debate da quarta edição do Sesc Mulher, com o tema “Interseccionalidade: gênero, raça e produção artística”. 

As convidadas Tatiana Tibúrcio (atriz, diretora teatral e professora – RJ) e Kátia Drumond (cantora, coreógrafa e atriz – PR) apresentam suas visões de mundo e experiências de vida no campo cultural para uma conversa mediada pela produtora Brenda Santos (PR). 

O bate-papo propõe uma reflexão sobre as trajetórias, os desafios e as conquistas de mulheres negras que trabalham e vivem a arte e a cultura. 

O encontro será transmitido no canal do Sesc Paraná no YouTube. Para acompanhar o evento, clique AQUI 

  

Sobre as artistas: 

BRENDA SANTOS é produtora cultural, criativa e pesquisadora. Tem como especialidade projetos de promoção à identidade, memória e cultura negras. É idealizadora e produtora do “Um Baile Bom”, território negro inspirado nos bailes blacks da década de 70, que tem por objetivo promover experiências e conexões entre a comunidade negra de Curitiba e Região Metropolitana. O Baile também atua como um hub de negócios através da Rede Preta. Sou representante dos Clubes Sociais Negros do Paraná (desde 2012). Foi membro do Fórum Paranaense de Religiões de Matrizes Africanas (2012-2015) e dos Conselhos Estadual de Promoção da Igualdade Racial (2015-2016); do Estado da Cultura, representando a cadeira de Manifestações Tradicionais Populares e Étnicas da Cultura (2015-2017); do Patrimônio Cultural do Município de Curitiba (2019-2021). 

TATIANA TIBURCIO é uma atriz brasileira, idealizadora do projeto artístico “Negro Olhar – Ciclo de Leituras Dramatizadas com Autores e Artistas Negros”. Integrante do Amok Teatro, foi indicada ao Prêmio Shell no ano de 2015 como melhor atriz[2] por seu trabalho na peça “Salina – A última vértebra”. Tem passagem por várias produções da TV Globo, e em 2020 integrou o elenco do especial Falas Negras, interpretando a doméstica Mirtes de Souza, personagem baseado na história real de uma mãe cujo filho de 5 anos caiu de um prédio de luxo em Recife. Por sua atuação, Tatiana venceu o Troféu APCA de melhor atriz. 

KÁTIA DRUMOND é cantora, atriz, bailarina, coreógrafa, diretora artística, cantora e compositora do MUV desde 1999. Iniciou sua carreira artística em 1984, em Curitiba, e integrou diversas companhias de dança e teatro em 1990 se tornou cantora profissional e em sua trajetória tem passagens pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Argentina, Europa e Japão. Integrou a banda feminina Bolacha Maria, projeto de Carlinhos Brown que excursionou pelo nordeste e participou dos programas “Som Brasil” (Rede Globo) e MTV. Integrou a equipe musical da “Timbalada World Tour” com turnê em diversos países da Europa e Japão; e, em vários festivais pelo Brasil. Em 98, recebeu Prêmio Saul Trompete como Melhor Cantora e em 2011 o prêmio melhor canção, “KAIGANG (Ricardo Verocai e Kátia Drumond), música do 2º álbum do MUV, no II FEPAM – Festival de Música Paranaense.