Sesc PR
Paraná
Institucional: Institucional
Institucional: Institucional

Sesc e Senac inauguram unidade integrada em Nova Londrina

Foi inaugurada ontem (3) a unidade integrada Sesc Senac Nova Londrina. Um espaço moderno e apropriado para a transformação social e qualificação profissional da população. A cerimônia de inauguração que teve transmissão ao vivo pelo Youtube contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana.

Construída em terreno de mais de 17 mil m² doado pela prefeitura municipal, a nova unidade possui 2.196,45 m² divididos entre salas de aula, cozinha didática, biblioteca, academia, campo de grama sintético e muito mais que irão atender os 14 municípios da região. “Quem visitou as instalações da unidade integrada pôde ter uma ideia de tudo que será ofertado para a população local. São mais de 100 mil pessoas que poderão buscar qualificação profissional de qualidade e terão suas vidas transformadas a partir das ações do Sesc nas áreas de saúde, esporte, cultura, educação e lazer”, ressaltou Piana.

O diretor regional do Senac PR, Rodrigo Sepulcri Rosalem; o deputado estadual Tião Medeiros; o governador Carlos Massa Ratinho Junior; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana; o prefeito de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono, e o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos

Localizada na Av. Fioravante José Montanher, a nova unidade ofertará capacitação profissional de qualidade nas áreas de Beleza, Gastronomia, Comércio, Comunicação, Gestão e Tecnologia da Informação pelo Senac, e atividades em Ação Social, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Saúde e Turismo sob responsabilidade do Sesc. “Empresas buscam nosso estado para investir por dois motivos: o primeiro é a infraestrutura, e o segundo é a mão de obra qualificada. Uma unidade como essa atrai novos investimentos. É uma estrutura fantástica que irá qualificar milhares de pessoas”, destacou o governador.

“Com certeza nossa região irá se beneficiar com a construção dessa unidade que trará aprendizagem moderna e de qualidade, estímulo à prática do esporte e acesso à cultura, lazer, saúde e educação. Agradecemos por acreditarem no potencial do Noroeste paranaense”, afirmou o deputado estadual Tião Medeiros.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana, durante o descerramento das placas inaugurais

O Sesc abriga em sua área externa um campo de futebol de grama sintética com vestiários, academia ao ar livre, anfiteatro descoberto e pista de caminhada. Já na área construída de 1.289,51 m² se encontram o CineSesc com 59 poltronas e espaço para cadeirante, biblioteca, sala de cursos de valorização social e artes, sala de cursos diversos, academia de ginástica multifuncional, pilates, vestiários, incluindo vestiário acessível, área administrativa e de apoio. “Temos a convicção que o investimento feito nessa unidade trará benefícios sociais para a cidade e toda a população da região que crescerá com a qualidade de vida. Sabemos que só o início da construção da história do Sesc com Nova Londrina”, disse o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

Equipado com o que existe de mais moderno para a capacitação de mão de obra de qualidade, o Senac possui capacidade para atender 735 alunos por dia. O espaço conta com cozinha didática, cinco ambientes pedagógicos convencionais, ambiente pedagógico de cabeleireiro/maquiagem, manicure/pedicure e informática. A unidade será polo do Senac EAD na oferta de cursos técnicos, graduação, pós-graduação e livres. “A região tem se desenvolvido e precisa de mão de obra qualificada para suportar esse crescimento e desenvolvimento. A missão do Senac é educar para o trabalho e ela fica completa quando as pessoas buscam o Senac para se qualificarem e quando o empresário contrata a mão de obra, dando a oportunidade de geração de emprego e renda”, explicou o diretor regional do Senac PR, Rodrigo Sepulcri Rosalem.

O processo para a instalação da unidade teve início na gestão de Dornelis Chiodelli, que tinha Otávio Bono como vice-prefeito. O conselheiro do Sesc, Zildo Costa foi o presidente da comissão de obras e acompanhou a construção executada pela Construtora Costa Oeste Construções. “Mesmo com a pandemia, essa foi a obra com menor tempo de atraso e a menor oscilação de preço. Agora cabe à população utilizar esse espaço da melhor forma possível”, disse Costa. 

Cidadão Honorário

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono agradeceu o investimento do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR na cidade e anunciou a entrega do Título de Cidadão Honorário ao presidente Piana. “É uma felicidade imensa poder realizar esse sonho; fizemos a doação do terreno ainda na gestão passada e agora estamos recebendo essa obra magnífica que trará muitos benefícios para a nossa região. Pelos elevados serviços prestados para a nossa cidade, concedemos essa homenagem ao presidente que tanto acreditou em Nova Londrina”, comemorou o prefeito.

A proposta do Título de Cidadão Honorário foi do vereador Carlos Alberto Maldaner Ayres e aprovada por unanimidade. O presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Rosinski, e o ex-prefeito Dornelis Chiodelli realizaram a entrega da placa. “Receber uma homenagem como essa me dá um alento ainda maior para continuar trabalhando pelo nosso estado”, agradeceu Piana.

Participaram da solenidade de inauguração o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do estado do PR, Marcio Fernando Nunes, o secretário de Educação, Renato Feder, e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o vice-prefeito de Nova Londrina, Roberto Mitsuru Tsunokawa; o presidente da Sicredi Rio Paraná, Jorge Bezerra Guedes; o vice-presidente da Faciap, Vitor Bezerra Torres; o presidente do Sindicato Rural de Nova Londrina, Antônio dos Santos;  o diretor de Infraestrutura do Sesc PR, Ulisses Fernandes; o diretor da Divisão de Suprimentos e Infraestrutura do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; prefeitos dos 14 municípios da região e outras autoridades.  

O presidente da Câmara de Vereadores Valdir Rosinski; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana; o ex-prefeito Dornelis Chiodelli e o prefeito Otávio Bono no momento da entrega do Título de Cidadão Honorário de Nova Londrina
Texto: Fernanda Ziegmann | Fotos: Bruno Tadashi