Sesc PR
Paraná

Alunos do Colégio Sesc São José criam adesivo para combate à ansiedade e à depressão

Produto à base de cafeína foi prospectado durante as aulas para combate à ansiedade e depressão

Um produto natural, prático, biodegradável e que pode combater crises de ansiedade e depressão. Nos tempos de pandemia esses dois vilões são considerados os que mais vêm comprometendo a saúde mental da população brasileira, devido às incertezas e crises geradas pela pandemia. Por isso, os alunos do colégio Sesc São José, Guilherme Vismeck Costa Stabel e Luiz Gustavo Lara Misga, desenvolveram um adesivo à base de café, nas aulas de Iniciação Científica. 

A ideia surgiu logo no início na pandemia, quando eles detectaram um quadro alto de depressão e ansiedade entre os jovens estudantes. “Os alunos queriam desenvolver um produto voltado a nossa realidade e que pudesse ser usado no dia a dia. Eles fizeram uma pesquisa bibliográfica sobre a cafeína e detectaram que ela já era vendida como suplemento. Mas o adesivo seria inovador, com matéria-prima barata, possível de ser extraída. Nos Estados Unidos o produto é comercializado em forma de pulseiras, e eles, então, a adaptaram à novidade”, conta a professora Stephanie Todesco. 

É comprovado cientificamente que a cafeína estimula a atividade mental. Em dose específica, ela ajuda também nos aspectos sensoriais. O protótipo está pronto, e a próxima etapa será de testes. A ideia é formalizar parcerias com universidades e laboratórios para a conclusão do projeto e, posteriormente, com farmácias para a comercialização. 

“A proposta do adesivo surgiu com o intuito de contribuir principalmente com aqueles que estão com a saúde mental afetada, devido à crise nos vários setores que estamos passando. Assim, elas poderão ter uma melhor qualidade de vida, com uma carga energética benéfica ao organismo, contribuindo assim com o sistema imunológico, livre de açúcares. Por isso, pode ser usado sem contraindicações, como no caso de diabéticos, por exemplo”, explica Misga. 

A cafeína também amplia a capacidade de aprendizado, contribui para a memória e atenção e funciona como alternativa a medicamentos. Não apresenta efeitos negativos, como a taurina, presente em energéticos comercializados, muitos deles, prejudiciais ao sistema cardiorrespiratório, conforme Stabel. 

Pesquisa científica 

O Colégio Sesc São José estimula a Iniciação Científica por meio da pesquisa desde o primeiro ano do Ensino Médio. A professora detalha que os alunos são incentivados a criarem seus próprios projetos por meio de ideias. “Ensinamos o que é ciência, o que é pesquisa, quais são as problemáticas que os projetos precisam resolver à sociedade, e também como pesquisar em meio a tantas informações disponíveis hoje na internet”, explica Stephanie. 

Frente à pesquisa, os alunos são orientados aos caminhos para o desenvolvimento. A disciplina não serve somente à ciência, mas à descoberta de habilidades e uma futura profissão. Com os conhecimentos adquiridos, estes alunos entrarão com melhor preparo no desenvolvimento de projetos em universidades e terão noções de suas áreas de atuação. “Esse projeto é muito importante e reafirma a união do Colégio Bom Jesus e do Sesc, por meio da parceria”, comenta a professora. 

Os pesquisadores, ambos com 17 anos, viram nessa oportunidade a descoberta de suas vocações. “Comecei a gostar de Medicina, pois precisei pesquisar sobre a pele e os efeitos do ingrediente no organismo. Isso graças a ter cursado essa disciplina como opcional no contraturno”, conta Stabel.

Com formatura prevista para o fim desse ano, os estudantes pretendem seguir com o protótipo mesmo após a conclusão do Ensino Médio. Misga também seguirá os caminhos da descoberta, ao pretender cursar Engenharia Química. Ambos acreditam que o produto tem grande chance de ser comercializado de maneira rápida e em larga escala, tornando-se acessível e de grande utilidade pública. 

Efeitos testados do adesivo

Liberação da cafeína, controle da ansiedade, mais disposição e energia. Elevação dos níveis de Dopamina, Serotonina, Noradrenalina. Não há controle de dopping, podendo ser usado também por atletas para maior rendimento. Atuação mais rápida à do café. Maior duração. Não causa vício.  

Processo Seletivo

Estão abertas até o dia 12 de julho as inscrições para o processo seletivo que destina 268 bolsas de estudo gratuitas para o 1ª série do Ensino Médio no Colégio Sesc São José, no centro de Curitiba.

O colégio é resultado de uma parceria do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com o Grupo Bom Jesus. Desde 2009, já formou dez turmas e tem possibilitado o acesso gratuito à educação inovadora e de qualidade. A bolsa educacional concedida aos alunos selecionados em um processo seletivo é integral, incluindo mensalidade, uniforme e material didático. Além do ensino regular, desde o primeiro ano os alunos participam de atividades em contraturno e de cursos profissionalizantes ofertados pelo Senac PR, com qualificação diferenciada. Na primeira série, os estudantes têm à disposição o curso de Operador de Computador e, na segunda série, o curso de Assistente Administrativo. 

Para concorrer a uma das bolsas de estudo para 2022, o candidato deve ser trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo ou dependente desse trabalhador, e apresentar como escolaridade o Ensino Fundamental em período de conclusão no ano letivo de 2021, nos termos da legislação em vigor.

As inscrições serão realizadas apenas pelo formulário on-line, disponível AQUI.