Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: OdontoSesc
Saúde e Alimentação: OdontoSesc

População de Cerro Azul será beneficiada com tratamentos gratuitos do OdontoSesc

Estimada em pouco mais de 18 mil habitantes, a população de Cerro Azul possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Vale do Ribeira, sendo que aproximadamente 30% dos habitantes depende de algum projeto social. As informações foram repassadas pelo prefeito do município, Patrick Magari, durante o lançamento do OdontoSesc, ocorrido na tarde de ontem (17).

Essa é a segunda vez que a população de Cerro Azul é beneficiada com o projeto do Sesc PR. A primeira foi em 2010. “Quando falamos num projeto que vai atender principalmente as famílias com vulnerabilidade social, que fazem parte de uma grande parcela da nossa população, são iniciativas muito bem-vinda. De 2010 para cá, quando recebemos a unidade móvel pela primeira vez, o lá para cá o município evoluiu, mas ainda não conseguimos atender toda essa demanda, ainda mais num momento de pandemia como estamos enfrentando”, pontuou o prefeito.

Instalada estrategicamente na Praça Monsenhor Celso, a unidade móvel do Sesc PR ofertará consultas e tratamentos odontológicos gratuitamente, a partir de segunda-feira (21), seguindo rígidos protocolos de biossegurança. Um deles é que apenas um dentista realizará os atendimentos dentro da unidade móvel, devido ao espaço ser restrito e em conformidade aos protocolos dos órgãos sanitários.

O OdontoSesc permanece no município até 26 de setembro. A expectativa é de que 770 consultas sejam feitas no período. Além dos tratamentos odontológicos, o projeto realizará ações de Educação em Saúde, buscando conscientizar a população quanto à importância dos cuidados com a saúde bucal. “Não é um simples atendimento odontológico, é um atendimento humanizado, que faz a diferença na vida das pessoas que recebem esses tratamentos e, também, as que recebem as ações de educação em saúde”, pontuou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, logo após assinar o termo de convênio, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

A unidade móvel conta com estrutura moderna e acessibilidade, equipada com consultórios, sala de esterilização e sala de raio-X. Os atendimentos são agendados previamente pela Secretaria de Saúde do Município e serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 20h30. “Buscamos trazer esse benefício para a nossa população, pois entendemos a necessidade de ampliar os tratamentos odontológicos ofertados pelo município. Isso porque algumas unidades de saúde de Cerro Azul não têm cadeiras odontológicas e essas comunidades acabam sendo prejudicas. Com esse projeto a gente pretende beneficiar essas pessoas, além dos nossos comerciantes e comerciários, com um horário estendido pensado para atender esse público”, enfatizou a secretária de Saúde do município, Mariedina Fronza.

Também participaram do lançamento o vice-prefeito de Cerro Azul, Edson Cordeiro Nascimento; o assessor parlamentar do Deputado Federal, Aroldo Martins, Joel dos Santos; o representante do Deputado Estadual, Toninho Wandscheer, Alisson Wandscheer; os representantes do Deputado Estadual, Alexandre Curi, Leila Betin e Paulo Coelho;  o diretor da Divisão de Suprimentos e Infraestrutura do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira – representando o diretor regional do Senac PR, Rodrigo Sepulcri Rosalem; a gerente do Sesc Portão, Ester Lopes; a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Thais Zucarelli dos Santos Lemberg, além de vereadores do município e equipes do Sesc e da Prefeitura.