Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Odontologia
Saúde e Alimentação: Odontologia

Anticoagulantes e os tratamentos odontológicos

Não é raro no consultório odontológico durante a anamnese pacientes relatarem a utilização de medicamentos. Estes relatos à equipe de odontologia são importantes, pois muitos deles podem interferir nos procedimentos odontológicos a serem realizados. Um dos medicamentos de uso contínuo frequentes é o anticoagulante.

O que são anticoagulantes?

Os anticoagulantes são medicamentos utilizados na prevenção e no tratamento de tromboses. Para isso, como o próprio nome indica, combatem os mecanismos que levam à coagulação do sangue. Dentre os medicamentos mais utilizados estão Dipiridamol (Persantin®), Clopidogrel (Plavix®), Ácido Acetilsalicílico Adulto e Infantil (Aspirina®), Heparina Sódica (Liquemine®) e Varfarina (Marevan®).

Como é que influenciam os tratamentos?

Apesar de serem importantíssimos para a saúde dos pacientes, os anticoagulantes têm uma consequência que pode condicionar alguns procedimentos clínicos e cirúrgicos. De um modo simples, o que acontece é que os anticoagulantes dificultam o estancamento de sangramentos, aumentando o risco de hemorragias e de outras complicações. Procedimentos odontológicos de rotina como profilaxias (limpezas), restaurações pequenas, polimentos, clareamentos e próteses odontológicas podem ser realizados normalmente. Em casos de endodontia (tratamento de canal), exodontias (extrações) e cirurgias periodontais (cirurgias na gengiva), esses procedimentos devem ser bem avaliados e planejados, verificando junto ao médico responsável pela prescrição do medicamento a necessidade de interrupção, redução ou substituição temporária do mesmo.

O que se deve fazer?

O primeiro passo é avisar seu dentista do uso desses medicamentos durante a anamnese (perguntas que o dentista faz na primeira sessão). O profissional saberá quais medidas tomar antes de realizar qualquer procedimento. Se você precisar passar por algum procedimento mais invasivo, como a extração de dentes ou uma cirurgia, seu dentista deverá conversar com seu médico para encontrarem a melhor saída.

Cuidados odontológicos especiais

Se você faz uso de medicamentos anticoagulantes, seus cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados. Isso porque uma higienização insatisfatória pode gerar sangramentos até durante a escovação.

Por isso, é aconselhável que você tome os seguintes cuidados:

  1. Use escova de dentes macia e não seja agressivo na escovação;
  2. Utilize o fio dental rotineiramente, da maneira correta;
  3. Visite o seu dentista a cada seis meses. Tratamentos preventivos são essenciais para evitar o acúmulo de placas, sangramentos gengivais e o surgimento de doenças bucais;
  4. Não deixe de lembrar seu dentista sobre o uso dos seus medicamentos nas consultas. Se houver qualquer alteração na medicação, também avise.

Fonte:

  • https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/13552
  • https://www.bonde.com.br/saude/noticias/anticoagulantes-exigem-atencao-dobrada-nas-visitas-ao-dentistas-359525.html
  • https://www.oralmed.pt/destaques/anticoagulantes
  • https://simpatio.com.br/anticoagulantes/