Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Competições Esportivas
Esporte e Lazer: Competições Esportivas

Sesc Paraná oferece Futmesa

Ping-Pong com bola de futebol? Não é nada disso, é o Futmesa. Modalidade criada na Hungria, o “Teqball” foi carinhosamente apelidado de Futmesa pelos brasileiros.  Combina características do futebol, futevôlei e Tênis de Mesa. Praticado em mais de 50 países, a modalidade vem se tornando uma nova opção de atividade física dentro de instituições, escolas e clubes.  O Sesc Paraná aderiu à novidade, e está oferecendo a modalidade em cinco cidades: Curitiba (Unidade Portão), Foz do Iguaçu,  Caiobá, Ponta Grossa e Campo Mourão.

O jogo é fácil de aprender e as regras são bem simples. Pode ser jogado individualmente, contra outro adversário, ou em duplas. Podem ser usadas as bolas de futebol de campo e futevôlei. O objetivo é igual ao do tênis de mesa, fazer a bola quicar na mesa e “morrer” no lado adversário. Não pode usar os braços e as mãos, valendo o passe de cabeça, com os pés, joelhos, coxas, tórax, ombros, costas. O mesmo jogador não pode tocar duas vezes seguidas na bola com a mesma parte do corpo. Isso torna o jogo um pouco mais difícil, porém bem interessante.

Benefícios

A atividade trabalha fundamentos do futebol de forma lúdica, aprimorando o desenvolvimento de habilidades como passe, controle e domínio de bola, oferecendo momentos descontraídos aos participantes. Por ser dinâmica, fácil e divertida de jogar, acaba se tornando um excelente exercício cardiovascular, pois quem joga se diverte com o passar do tempo e nem vê o cansaço chegar. Muitos clubes profissionais em todo o mundo estão usando a atividade para treinamento de habilidades específicas, aquecimento e até na recuperação de lesões.

Protocolo

Em época de distanciamento social, o Futmesa tornou-se uma ótima alternativa para quem quer “bater uma bolinha” sem contato físico e, em função da pandemia, é oferecido como atividade recreativa nas unidades do Sesc. Mas, assim que for possível retomar as atividades competitivas, o Futmesa ganhará campeonatos exclusivos, além de ser oferecido como modalidade nos Jogos Comerciários do Paraná.

Ficou interessado? Quer aprender? Já sabe jogar e quer se divertir com os amigos? É só chegar em uma das cinco unidades do Sesc e começar a praticar!