Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Odontologia
Saúde e Alimentação: Odontologia

Disfunções temporomandibulares

Você tem acordado com dores na face? Está se sentindo mais tenso durante a pandemia?

Estas dores podem ser Disfunções Temporomandibulares (DTM’s).

Para falar sobre as DTM’s, inicialmente é necessário saber o que é ATM.

ATM é a abreviatura de Articulação Temporomandibular. Cada indivíduo possui duas articulações, localizadas na região anterior à orelha, do lado direito e esquerdo, que são responsáveis pela articulação entre a mandíbula e o crânio. Essas articulações possibilitam os movimentos da boca como abertura, fechamento, e funções como mastigar, falar e engolir. As Disfunções Temporomandibulares (DTM’s) são anormalidades que atingem as ATM’s e/ou os músculos da mastigação.

  • Quais os sintomas?

Os mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATM’s, travamento da mandíbula, dores na face, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face, certos tipos de dor de cabeça entre outros.

  • Quais as causas?

Não existe uma causa específica. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e a disfunção se apresente. Alguns destes fatores são: trauma, estresse emocional, apertamento constante dos dentes, bruxismo (hábito de ranger os dentes), hábitos como mascar chicletes, roer unhas, e até predisposição genética para dores crônicas, dentre outros.

A ansiedade e o estresse são fatores desencadeantes das DTM’s, e em tempos de pandemia e isolamento social, acabam por ser agravantes tanto para pacientes que já tratam o problema e estavam estabilizados, quanto para pessoas que nunca apresentaram dores e desconforto no sistema mastigatório, e que agora se tornam mais vulneráveis ao aparecimento de crises.

  • Como tratar?

Entre os fatores importantes para controlar a DTM, estão, reduzir o estresse, relaxar os músculos e evitar o hábito de ranger os dentes.

Os tratamentos de escolha nos dias atuais são conservadores e apresentam excelentes resultados. Estes tratamentos são realizados por meio do controle da dor e alívio da queixa principal, utilizando técnicas não invasivas como medicamentos, termoterapia, fisioterapia, laser, acupuntura e terapia cognitivo comportamental.

Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATM’s, a cirurgia pode ser indicada. Entretanto é importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico já que a maioria das DTM’s apresenta envolvimento muscular com indicação de tratamentos conservadores.

  • Qual profissional devo procurar?

Se você suspeita que é portador de DTM, procure um Cirurgião-Dentista para uma avaliação geral e descartar outras possibilidades. Caso seja necessário, ele o encaminhará para um profissional especialista em Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial, que é a especialidade odontológica que cuida destas e de outras dores da face.

Fonte:

  • UNIFASE, Em Dia com a Saúde: DTM e Pandemia. Disponível em:

<https://blog.fmpfase.edu.br/2020/06/10/em-dia-com-a-saude-dtm-e-pandemia/>. Acesso em 30 de novembro de 2020.

  • Blog da Saúde – Ministério da Saúde, Disfunção Temporomandibular (DTM). Disponível em:

<http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34518-disfuncao-temporomandibular-dtm>. Acesso em 30 de outubro de 2020.

  • Odontoprev, O que são ATM e DTM?. Disponível em:

<https://www.odontoprevonline.com.br/bem-estar/o-que-sao-atm-e-dtm>. Acesso em 30 de outubro de 2020.

  • Saúde e Debate, Há mais Queixas de Dores Na Mandíbula e na Cabeça Durante a Epidemia, diz especialista. Disponível em:

<https://saudedebate.com.br/noticias/ha-mais-queixas-de-dores-na-mandibula-e-na-cabeca-durante-a-pandemia-diz-especialista>. Acesso em 30 de outubro de 2020.