Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde,  Educação em Saúde
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde,  Educação em Saúde

Cuide da sua saúde mental durante o home office

Uma das formas mais efetivas de combate ao novo coronavírus é a diminuição de aglomeração de pessoas, já que a transmissão ocorre, principalmente, por meio do contato próximo com alguém infectado.

Diante desse cenário, nossa Instituição adotou o home office como medida momentânea, e é importante seguir alguns cuidados para que todo mantenhamos o equilíbrio nessa condição atual.

Veja, a seguir, algumas sugestões.

CRIE SUA ROTINA

Ter uma rotina de trabalho bem definida, com hora de início e de fim de expediente, é importante para manter tranquilidade mental. Quando as tarefas estão organizadas, nosso cérebro entende que está tudo bem.

TRABALHE COM TRANQUILIDADE

Para aliviar as tensões do trabalho, que tal aproveitar que está trabalhando em casa para colocar uma música que curta para tocar baixinho? Ou acender uma vela perfumada para encher seu home office de boas energias?

EXERCITE-SE

Mantenha sua rotina de exercícios antes ou depois do expediente. A academia está fechada? Busque exercitar-se sem sair de casa. Durante o dia, faça algumas pausas no trabalho para levantar e alongar-se.

ALIMENTE-SE DIREITO

Respeite seu horário de almoço. Prefira refeições leves e nutritivas. E nada de comer na frente do computador: sente-se à mesa e coma com calma. Se mora com seus familiares, aproveite esse momento para conversar, interagir e relaxar um pouco.

CUIDE DE SUA FAMÍLIA

Quem mora com familiares pode aproveitar esse período de home office para ter mais tempo com pais, avós, cônjuges, filhos… Tem o horário de almoço, as pausas para o café e aquele tempo extra que você não perde mais no trânsito. Ah: pets e plantinhas também são família para muita gente

FAÇA COISAS DE QUE GOSTA

Antes ou depois do expediente, ou mesmo durante as pausas, aproveite para fazer alguma coisa de que gosta. Privilegie aquelas que pode fazer sozinho ou com quem mora com você. Que tal um filminho na TV? E cuidar das plantas? Ler, tocar violão, fazer crochê, testar receitas novas… Aproveite.

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Já que não dá para marcar o chope com os amigos ou viajar para ver os parentes, aproveite a tecnologia para ficar conectado. Videochamadas pelo WhatsApp, pelo Skype ou pelo Facebook nos mantêm próximos das pessoas que amamos. Dá até para marcar um happy hour virtual com o pessoal do escritório. Ah, o bom e velho telefonema também vale.

ATENÇÃO COM AS REDES SOCIAIS

Muita gente não resiste àquela olhadinha no Facebook ou no Instagram e, quando vê, perdeu tempo precioso. Durante o trabalho, faça log off das suas redes sociais e deixe para conferir as novidades fora do expediente. E uma dica: nesses dias de home office, evite as discussões online para não tirar a sua estabilidade emocional.

EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÃO

O excesso de informação pode criar muita ansiedade. Evitar ficar o dia todo escutando notícias (muitas vezes alarmistas) sobre o coronavírus. Quer ficar informado? Assista ao noticiário da manhã ou da noite. E quando for compartilhar informações, escolha notícias verdadeiras (xô, fake news!) ou histórias positivas. Isso não é escapismo, é cuidado.

DURMA BEM

Uma boa noite de sono deixa qualquer um novinho em folha. Então, quando acabar o expediente, desacelere e vá esquecendo-se das tarefas profissionais, para dormir bem e acordar pronto para mais um dia de labuta.

TENHA PACIÊNCIA E EMPATIA

Toda mudança – e, para muita gente, home office é uma – exige um tempo para adaptação e nos fará enfrentar desafios inesperados. Fique calmo se, nos primeiros dias, o trabalho não fluir tão bem como você gostaria. Logo as coisas voltam ao normal. E tenha paciência com as pessoas que moram com você – sua presença em casa também é novidade para elas.

PENSE POSITIVO

Tem um monte de gente dando duro para controlar a pandemia do Covid-19. Então tenha esperança: a tempestade vai passar. Lembre-se também de que o isolamento doméstico que estamos vivendo tem como principal objetivo cuidar da saúde e do bem-estar dos outros e da sociedade. Você é parte dessa corrente do bem.

Fontes: Revista ExameRevista Saúdejornal português Públicosite Medium