Sesc PR
Paraná

Ética e cidadania são retratadas por crianças em exposição no Sesc São José dos Pinhais

“Ética e cidadania” é fazer a coisa certa, respondeu com firmeza o aluno Thaylon Eduardo Oliveira, de sete anos. Ele faz parte do grupo das 350 crianças atendidas pelo Projeto Futuro Integral do Sesc São José dos Pinhais, que tiveram a oportunidade dese familiarizar com aspectos éticos e cidadãos, por meio de histórias em quadrinhos, retratando as temáticas em uma exposição aberta na sexta-feira (13), na unidade.

A ação é uma iniciativa da área de Compliance do Sesc PR, que entrou em contato com o projeto “Um por todos e e todos por um – pela ética e cidadania”, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Instituto Mauricio de Souza, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre astemáticas para a construção de uma sociedade pautada no respeito. “Nós percebemos que muitos dos problemas do Brasil são decorrentes da falta de educação, da ignorância em relação a questões da democracia, da cidadania, dos direitos e deveres dos cidadãos. Principalmente dos deveres,que muitas vezes são negligenciados,como trabalhar para o bem público,escolher bem seus representantes, fiscalizara gestão pública, entre outros.Nós pretendemos com esse projeto passar essas noções na mais tenra idade,para se tornarem adultos e cidadãos melhores”, enfatizou o servidor do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria-geral da União do Estado do Paraná, Hebert Etges Zandomeneco.

A CGU disponibilizou 1.200 unidades de gibis que foram repassados a alunos atendidos em contraturno escolar pelo Futuro Integral do Sesc PR.“Em São José dos Pinhais são 350 crianças que entraram em contato com esse projeto,aprenderam sobre ética e cidadania com a leitura das histórias em quadrinhos e tiveram a oportunidade de colocar no papel o que eles entenderam e também levar essa mensagem para seus pais e familiares. Hoje, temos aqui uma premiação que é simbólica, mas que representa que essas atitudes fazem diferença, principalmente em agradecimento às escolas por meio de seus diretores e representantes que confiam no trabalho do Sesc”, pontuou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

O programa contemplou instituições de ensino do município, além de Pinhais e Piraquara – todas atendidas pelo Futuro Integral do Sesc São José dos Pinhais. Participaram da ação as Escolas Municipais Anibal Ribeiro Leal e Irmã Dulce; os Colégios Estaduais Afonso Pena e Juscelino Kubistschek de Oliveira, além do Centro de Educação João Paulo II e do Instituto João Ferraz de Campos. “Estamos muito felizes de estarmos aqui no Sesc nesta iniciativa que é como uma semente plantada nas futuras gerações. Ainda mais com um tematão importante nos dias de hoje: a ética e a cidadania. Agradecemos essa parceria e com certeza vamos colher bons frutos muito em breve”, pontuou o prefeito em exercício de São José dos Pinhais, Thiago Bührer.