Desde 1990 o Outubro Rosa destaca ações relacionadas à saúde da mulher no mundo. No Paraná, a lei nº 16.935/2011 instituiu a realização de ações preventivas à integridade da saúde da mulher, incluindo a prevenção ao câncer de mama e colo do útero.
O objetivo principal é compartilhar informações, promovendo a conscientização sobre a qualidade de vida, e a prevenção às doenças, permitindo maior procura, acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para contribuir na redução da mortalidade.
O câncer de mama é o mais comum em mulheres, depois do câncer de pele. O diagnóstico precoce aumenta os resultados dos tratamentos e reduz a mortalidade. Por isso, além dos exames de rotina e hábitos de vida saudáveis, preste atenção aos principais indícios de suspeita de câncer de mama:
- Caroços (nódulos) na região das mamas e axilas – geralmente endurecido, fixo e indolor.
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.
- Alterações nos mamilos.
- Saída espontânea de secreções/líquidos do mamilo.
- Pequenos nódulos no pescoço.
De acordo com a recomendação do Ministério da saúde, o rastreamento das mamas e o exame preventivo do colo do útero (papanicolau) é indicado a partir dos 50 anos e 25 a 64 anos, respectivamente.
É possível reduzir o risco através de cuidados com a saúde, como: manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool e tabaco, priorizar a amamentação materna, etc.
As unidades Sesc Paraná apoiam o movimento e promoverão diversas ações ao público para disseminar informações sobre fatores protetores e de detecção precoce do câncer de mama.
Consulte a programação da Unidade mais próxima!