Sesc PR
Paraná
Campanhas
Campanhas

Dezembro Vermelho – Luta Contra a Aids

Unidades de serviço do Sesc Paraná realizarão atividades de conscientização e prevenção a Aids no mês de dezembro.

O dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, representa o combate ao preconceito e à desinformação que ainda acontecem contra os portadores da doença. A data foi instituída cinco anos após a descoberta do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), em 1988, quando cerca de 65 mil pessoas tinham sido diagnosticadas portadoras e 38 mil haviam falecido.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é transmitida principalmente por contato sexual desprotegido, pelo sangue, compartilhamento de objetos perfurocortantes com pessoa infectada e amamentação materna. Dessa maneira, é fundamental a prevenção por meio do uso de preservativos durante as relações sexuais e o não compartilhamento de agulhas e seringas.

Até o momento, a Aids é considerada uma doença sem cura, porém, conta com exame e tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Centro de Testagem e Atendimento (CTA) e do Serviços de Atendimento Especializados (SAE), respectivamente. É importante que caso o exame acuse positivo para HIV, o tratamento e acompanhamento inicie precocemente.

Segundo a Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), o cenário de até 2024 considera:

  • 40,8 milhões  de pessoas no mundo viviam com HIV.
  • 1,3 milhão de pessoas contraíram o HIV.
  • 630 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à Aids.
  • 31,6 milhões de pessoas estavam acessando terapia antirretroviral.
  • 91,4 milhões de pessoas foram infectadas com HIV desde o início da epidemia.
  • 44,1 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas à Aids desde o início da epidemia.

Das 40,8 milhões de pessoas vivendo com HIV, 39,4 milhões possuem acima de 15 anos e 1,4 milhão são crianças de até 14 anos, sendo que 53% de todas as pessoas vivendo com HIV eram mulheres/meninas.

Em 2025, o tema do Dia Mundial da Aids é “Zero morte por Aids em 2030”, a campanha objetiva sensibilizar sobre a realidade da Aids avançada, dar visibilidade às histórias por trás de cada caso e promover uma resposta coletiva.

No ano de 2026 a Conferência Internacional sobre Aids (AIDS 2026) será realizada na cidade do Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que a América Latina sediará a conferência.

Consulte a programação na unidade mais próxima pelo site www.sescpr.com.br