Sesc PR
Paraná
Roda de Conversa
Roda de Conversa

O Antropoceno narrado pelo afrofuturismo de Octavia Butler, com Jaqueline de Araújo Vieira

l
Gratuito

Desde o início do século XXI o debate sobre o Antropoceno entrou em cena no campo das ciências da terra e das ciências humanas, proporcionando intensas discussões sobre sua origem e causalidade.

Apesar dos impasses quanto à definição da nova Época Geológica, incluindo as disputas em torno de seu nome – Antropoceno/Capitaloceno – fato é que o aceleracionismo, o avanço da destruição socioambiental, as mudanças climáticas, a precarização das condições de trabalho, além da presença massiva da política autoritária são elementos presentes nesse recorte histórico. Assim, o afrofuturismo e a literatura de ficção científica da escritora estadunidense Octavia Butler a partir da obra “Earthseed – Sementes da Terra” tem potencial para conferir imaginação sociológica às crises que assolam o mundo contemporâneo e que são arraigadas em desigualdades históricas de classe, raça e gênero. Partindo da experiência da literatura negra, o bate papo busca revisitar o passado projetando um futuro coletivo na luta conjunta pelo direito à vida.

___________

Jaqueline Vieira é mestranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Possui bacharelado (2020) e licenciatura (2021) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em Epistemologías del Sur pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO/FLACSO (2023). Os interesses de pesquisa estão voltados aos seguintes temas: etnologia indígena; história indígena; paisagens; transformações socioambientais; antropoceno; teoria antropológica; teoria feminista. É fotógrafa documentarista.

Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]