Após décadas ministrando oficinas literárias, Noemi Jaffe decidiu sintetizar seus ensinamentos em sete princípios fundamentais. Voltada a escritores iniciantes ou experientes, a oficina não apresenta um mero manual, mas uma jornada pela exploração e pelo desenvolvimento da voz literária única de cada artista e seus próprios processos.
Desde que as oficinas literárias surgiram, debate-se uma questão central: é possível aprender a produzir ficção, da mesma maneira como se estuda outros ofícios? Se existe uma forma de transmitir esse conhecimento, não é com regras e truques de manual, e sim pensando a escrita de modo aberto e livre, por meio de preceitos norteadores que perpassam a linguagem.
E é essa a proposta das oficinas de Noemi Jaffe: uma reflexão sobre o próprio processo de escrever – da escolha cuidadosa das palavras à intenção por trás de cada texto, da busca pela originalidade ao mergulho corajoso na experimentação literária.
A experiência com os cursos e oficinas também resultaram no livro de mesmo nome “Escrita em Movimento”, que Noemi lançou em 2023 pela Companhia das Letras e que oferece variadas propostas e pontos de vista a respeito dos princípios que estruturam o texto e que integram a caixa de ferramentas de todo artista da palavra.
Noemi Jaffe é escritora e professora de longa experiência. Nasceu em São Paulo, é crítica literária e doutora em literatura brasileira pela USP. Escreveu os livros “Lili – Novela de um Luto”, também “A verdadeira história do alfabeto” (vencedor do prêmio Brasília de Literatura), além do romance “O que ela sussurra”, finalista dos Prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti 2021, entre outros. É sócia e diretora da plataforma Escrevedeira, que fundou em 2016 para realizar oficinas de escrita de ficção. Da sua vontade insaciável de ampliar boas conversas em torno da literatura e algumas vizinhanças, nasceu um lugar com diversos cursos, oficinas, clubes de leitura e projetos sociais.
A oficina integra a programação do Laboratório de Literatura.