25/02/2026 | 14h às 16h
Passeio mediado pela Rua São Francisco. Saída do Sesc Paço da Liberdade.
Em 2026, o Sesc Paço da Liberdade promoverá ações de educação patrimonial em Curitiba, por meio de visitas mediadas no centro histórico da cidade. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para a história e o patrimônio cultural de Curitiba, valorizando sua memória urbana e identidade cultural.
As visitas mediadas no centro histórico de Curitiba terão duração média de duas horas e percorrerão ruas e praças de reconhecido valor histórico e cultural. Durante o percurso, os participantes poderão compreender as transformações urbanas ao longo do tempo, refletindo sobre os diferentes períodos históricos e a importância da preservação do patrimônio histórico.
Além de seu caráter educativo, as ações de educação patrimonial contribuem diretamente para a preservação do patrimônio cultural, ao estimular o senso de pertencimento à cidade. As visitas promovem a ocupação consciente dos espaços urbanos e incentivam o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a história de Curitiba, fortalecendo a relação da comunidade com o centro histórico.