Sesc PR
Paraná
Institucional: Institucional
Institucional: Institucional

Sistema Fecomércio Sesc Senac PR participa da ExpoApras 2026 com estande, conexões de negócios e experiências gastronômicas

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR participa da ExpoApras 2026, a43ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, realizada de 14 a16 de abril no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Considerado um dos principais encontros do varejo supermercadista do país, o evento reúne mais de 450 marcas expositoras e tem expectativa de movimentar cerca de R$ 1,1 bilhão em negócios

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Estado, Darci Piana, participou da abertura da feira e destacou a importância do setor para a economia paranaense. “A ExpoApras é um espaço estratégico para conectar quem produz, quem fornece e quem vende. O setor supermercadista cresce junto com o Paraná, gerando empregos, movimentando a economia e fortalecendo toda a cadeia do comércio”, afirmou.

Com expectativa de receber mais de 60 mil visitantes durante os três dias de programação, a ExpoApras reúne fornecedores, supermercadistas, especialistas e lideranças do setor em uma agenda que inclui palestras, painéis e debates sobre inovação, comportamento do consumidor, tecnologia e tendências do varejo.

Para o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Harri Pankratz, a feira também cumpre um papel importante de atualização e geração de oportunidades para o setor. “A ExpoApras reúne inovação, lançamentos de produtos, troca de experiências e novos negócios. É um momento em que os supermercadistas podem conhecer soluções das indústrias e fornecedores, fortalecendo o desenvolvimento do setor no Paraná”, destacou.

Também participaram da abertura o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; os deputados estaduais Marcio Nunes, Márcia Huçulak e Fábio Oliveira; o ex-governador Orlando Pessuti; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello, representando o diretor regional, Ulisses Rodrigues; presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio PR, gestores do Sesc e do Senac, entre outras autoridades.

Estande

Nesta edição, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR integra um estande conjunto ao lado do Sebrae/PR e do Sistema Fiep. O espaço foi estruturado para oferecer atendimento especializado, exposição de produtos e oportunidades de conexão entre micro e pequenas empresas e grandes redes do varejo. A iniciativa busca ampliar a presença de pequenos negócios no setor supermercadista, promovendo orientações empresariais, networking e aproximação com compradores estratégicos. Durante a feira, empreendedores poderão apresentar seus produtos diretamente ao mercado e fortalecer parcerias comerciais.

No estande, o Sistema Fecomércio também apresenta ações institucionais e experiências ligadas à cultura e ao desenvolvimento regional. Entre os destaques estão: degustação do tradicional barreado, prato típico do litoral paranaense e de cafés especiais paranaenses pelo Senac PR.O Senac PR também participa com informações sobre o Programa Alimentos Seguros (PAS), iniciativa que orienta empresas da cadeia alimentícia na prevenção de contaminação e na adoção de boas práticas de manipulação de alimentos. O programa inclui consultoria, capacitação e certificação para estabelecimentos como supermercados, restaurantes e confeitarias.

Já o Sesc PR apresenta ações sociais como o Sesc Mesa Brasil, parceiro do programa Apras Solidário. A iniciativa arrecada alimentos excedentes dos expositores da feira para destinação a instituições sociais. Na edição anterior da ExpoApras, foram arrecadados mais de 860 quilos de alimentos. Neste ano, voluntários e representantes de três instituições beneficiadas pelo Sesc Mesa Brasil Parolin participam das coletas: Projeto jeremias, Precavida e Hermon.

A participação institucional também conta com o apoio dos sindicatos empresariais filiados: SincaPR, Sindimercados PR e Sirecom PR, fortalecendo a atuação integrada em prol do desenvolvimento do setor.

Rodadas de negócios

A programação também inclui atividades voltadas à geração de negócios e à integração entre mercados. Hoje (15), das 8h30 às 12h30,acontece uma rodada de negócios com empresas da Argentina, reunindo empresários de segmentos como panificação, massas, laticínios,bebidas, alimentos gourmet, embalagens, tecnologia para o varejo e energia sustentável. A iniciativa é realizada em parceria com a Apras, a Confederação Argentina da Média Empresa (Came) e o Consulado da Argentina em Curitiba, com apoio da Fecomércio PR.

Das 15h30 às 18h, o Sebrae/PR e o Sistema Fiep realizam uma rodada de negócios para pequenas empresas dos setores de alimentos, bebidas, higiene e limpeza, com o objetivo de impulsionar vendas e ampliar parcerias comerciais.

Ceasa e Sindaruc

A Ceasa Paraná também participa da ExpoApras 2026 com um estande conjunto ao lado do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc). No espaço, 15 empresas permissionárias apresentam seus produtos e soluções ao público visitante, reforçando a qualidade e a diversidade da produção comercializada nas centrais de abastecimento do estado.

Mais informações sobre a feira aqui.