O futuro da bocha no Brasil passa pelo Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, finalizado na terça-feira (31) em Curitiba. A competição, realizada em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), faz parte do projeto Paracopa Sesc PR, que fomenta o desenvolvimento de diversas modalidades para pessoas com deficiência (PcD), visando a inclusão social, assim como abrir portas para novos talentos no alto rendimento.
Para Arthur Cruz, membro do Conselho de Administração do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor da Ande, o campeonato tem impacto positivo para a profissionalização. “Essa competição se tornou extremamente importante para a bocha brasileira. Teve atleta que veio do Norte do país de ônibus, isso reflete a importância do campeonato e deles entenderem como funciona uma competição desse nível, na qual estamos estreando nosso piso novo, que é um piso de competição internacional, com placar de competição internacional, então eles já começam, desde a base, com uma estrutura de competição internacional e podem chegar à Seleção Brasileira já acostumados”, disse Arthur.
Com o resultado da competição, os atletas vencedores garantem vaga nas disputas regionais, um passo, cada vez mais perto, de conquistar uma vaga na Seleção Brasileira de Jovens de Bocha Paralímpica. De São Paulo, Luiz Henrique Santiago da Silva, 16 anos, campeão da categoria BC 4, falou sobre a sensação de ocupar o lugar mais alto do pódio: “É emocionante. Treinei muito para consegui isso”, declarou.
Luiz faz parte do Instituto Athlon, localizado em São José dos Campos e que, pelo terceiro ano consecutivo, conquistou o primeiro lugar no resultado de Clubes: 3 ouros, 1 prata e 1 bronze. “É uma competição que a gente prioriza no Instituto Athlon para os atletas de base, pois ela é extremamente importante para a bocha nacional, pois daqui que vão sair os jovens atletas, que vão compor a Seleção e representar o país nas principais competições internacionais”, afirmou José Guardia, técnico do Instituto Atlhon.
Participaram da cerimônia de premiação o presidente da Ande, Erinaldo Chagas; o vice-presidente da Ande, Marcelo de Marco; o diretor da Ande, Arthur Cruz; Márcia Walter, representando a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba; Mirella Prosdócimo, conselheira do Comitê Paralímpico Brasileiro; Murilo Morais, paraciclista; o gerente do Sesc Portão, Emerson Sextos; o gerente do Sesc Paranavaí, Marcos Scoz; e o gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves.
Confira os campeões por categoria
BC1
Gabrielle Alves do Nascimento
Samuel de Souza da Silva
BC2
Maria Eduarda Castro Gameleira
Marcos Cezario Silva
BC3
Geovana Yasmim da Silva Lopes / Gabrielle Rodrigues Santos
Andrei de Almeida Silva / Adelma de Almeida Silva
BC4
Evelyn Elbeks Maahs de Oliveira
Luiz Henrique Santiago da Silva
Clubes
1º – Instituto Athlon
2º – Associação de Equitação Terapêutica
3º – Instituto Barueri