Nesta quinta-feira (5), o Colégio Sesc São José, em Curitiba, realizou um evento em homenagem aos ex-estudantes aprovados nos vestibulares de 2026. Até o momento, 160 jovens conquistaram uma vaga para cursar o ensino superior em instituições públicas e privadas, sendo 27 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conquista, alívio e orgulho deram tom ao encontro, que contou com a presença de professores que contribuíram com a preparação para as provas.
Além de celebrar o encerramento de uma etapa marcada por esforço, rotina intensa de estudos e muita expectativa pelos resultados, o encontro foi uma oportunidade para os estudantes matarem a saudade da sala de aula, dos amigos e do corpo docente. Eles também puderam compartilhar experiências sobre o vestibular, o processo de matrícula nas universidades e as expectativas para o futuro.
Inspirado pelos professores, Rafael Benício, aprovado em 2º lugar no curso de Química da UFPR, pretende voltar para a sala de aula. “Todos os dias de esforço valeram a pena. Tivemos apoio da coordenação, aulas de assistência, cursos extracurriculares e aulas online. Tudo isso somou para a nossa aprovação. Os professores sempre estavam dispostos, dentro e fora do colégio, a responder às nossas dúvidas. Um dia, quero chegar ao patamar deles. Eu quero ser professor!”, afirma.
Ana Júlia Ribeiro, aprovada no curso de Jornalismo da PUC-PR, reforça que a metodologia de ensino do colégio foi fundamental para o resultado. “Esses três anos que passei no Sesc com certeza contribuíram muito para a minha aprovação. Todos nos impulsionaram bastante a seguir para a faculdade. Tivemos muito suporte, como simulados e avaliações com a proposta dos vestibulares, e hoje estou muito feliz”, disse.
Kharina Sakakibara, professora de Matemática, formou-se no Colégio Sesc São José em 2016. Hoje, como docente, sente orgulho da própria trajetória e de poder ajudar a transformar outras vidas. “É muito bom trazer um pouco do que os professores fizeram por mim e agora ser essa pessoa que faz algo por eles. É gratificante ver os alunos realizando sonhos e saber que a gente contribuiu”, comemora.
Para Patrícia Brassalotti, gerente executiva do Colégio Sesc São José, as aprovações são reflexo de um legado construído ao longo dos anos. “Os estudantes são preparados desde a 1ª série do Ensino Médio. Na 3ª, participam do Projeto Fera, com atividades no contraturno, e recebem apoio no processo de escolha do curso, com aulas mais direcionadas e visitas às universidades. Perceber que realmente transformamos vidas e que eles terão um futuro brilhante vale muito a pena. Muitos, inclusive, escolheram a licenciatura e vão voltar para dar aula aqui”, projeta.
O Colégio Sesc São José faz parte de um projeto educacional apoiado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e pela Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.
Clique aqui para conferir as fotos do encontro.