Sesc PR
Paraná
Cultura: Oficinas
Cultura: Oficinas

Participantes de oficina de k-pop exibem videoclipe no Sesc Centro

Uma sala de cinema lotada em pleno sábado pela manhã. O espaço do Sesc Centro, em Curitiba, recebeu familiares e amigos dos participantes da oficina “Fazendo meu MV – Oficina de videoclipe de k-pop” para a exibição do clipe produzido ao longo da atividade. O encontro marcou o encerramento da oficina, voltada a crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, e emocionou o público.

Durante os encontros, os participantes passaram por todas as etapas da produção de um videoclipe, incluindo a definição dos conceitos visuais. Jesus Marcondes, de 11 anos, contou com alegria e emoção como foi o processo criativo. “Assistimos a grupos de k-pop para aprender como poderíamos fazer a dança e tirar algumas ideias. Depois, pesquisamos muitas músicas e, para escolher uma, vimos as letras (tradução) para saber o que elas diziam. Fizemos o roteiro, preparamos as coreografias, cenários, roupas e gravamos. Aprendemos a fazer não só o que uma pessoa gosta, mas algo de que todas as pessoas do grupo gostem”, explicou.

Para Milena de Sales, de 12 anos, a oficina também foi marcante. “Aqui, nós descobrimos coisas novas e hoje eu assisto a um clipe de uma forma diferente. A parte que achei mais legal foi a de gravar, mesmo fazendo várias vezes quando errávamos”, disse. A mãe dela, Vânia de Sales, que trabalha como editora de vídeo, destacou as evoluções que observou na filha. “Teve uma dinâmica muito interessante em que ela tinha que responder a algumas perguntas e começou a perceber as habilidades que tinha. A produção de um vídeo envolve diversas áreas, então ela passou a ver que tinha mais facilidade em uma atividade ou outra. Nos marcou bastante quando ela chegou com o resultado e disse que poderia ser figurinista, diretora de arte. Foi um encontro dela com ela mesma”, pontuou.

Após a exibição do videoclipe “This is For”, os participantes comentaram o processo de criação e demonstraram satisfação com o resultado alcançado. “Nossa proposta foi criar um laboratório de audiovisual para adolescentes, a partir da temática do k-pop, que está em alta entre esse público. Eles participaram de jogos para entender o perfil de cada um e a dinâmica do grupo e, assim, começaram a criar histórias e ampliar a criatividade na elaboração do roteiro. Também passaram a compreender o que existe por trás de um videoclipe e como os artistas constroem um conceito. Os laboratórios do Sesc, muitas vezes, são a porta de entrada para pessoas interessadas em cultura, que acabam descobrindo potenciais, inclusive para atuação profissional”, destacou Juliana Rita, técnica de Cultura do Sesc Centro.

A lista completa do Laboratório Cultural e dos demais cursos do Sesc Centro está disponível AQUI.