O Sesc Centro, em Curitiba, recebe até o dia 7 de março a exposição da Oficina de Bonecos de São José dos Pinhais. A mostra apresenta personagens, cenários e conjuntos cênicos que retratam mais de duas décadas de atuação de um dos principais coletivos de teatro de bonecos do Paraná e do Brasil. A abertura, realizada no sábado (17), contou com a presença de artistas, gestores culturais e público interessado em conhecer de perto as produções.
A Oficina foi fundada em 1999 a partir do projeto O Boneco e a Sociedade. Desde então, o grupo atua na formação de artistas, na criação de espetáculos e na preservação de um acervo composto por cerca de 600 bonecos de diferentes técnicas, como fantoches, marionetes de fios, bonecos de vara, sombras, máscaras e bonecos gigantes. O percurso expositivo apresenta peças criadas para espetáculos teatrais, festivais e manifestações populares, além de coleções temáticas inspiradas na literatura, na cultura popular e em figuras históricas, com destaque para grandes mulheres como Rita Lee e Anita Garibaldi, além de representações de aviadoras, mulheres negras e indígenas.
Andrielly Voss Carvalho aproveitou as férias escolares para incluir a exposição na programação cultural com o filho de 10 anos. Os dois conferiram a mostra do início ao fim, lendo todos os textos que contam as histórias dos personagens representados pelos bonecos. “Trazer isso para o público eu acho lindo. É importante que o meu filho possa conhecer um pouco da história da cidade em que mora. Muitas vezes, as crianças ficam presas em casa, então é importante proporcionar o contato com a cultura. Desde que ele tinha um ano, eu o levava à biblioteca e lia livros para ele, mas nunca o tinha trazido a uma mostra”, afirmou.
Para o pequeno Ayslan Voss Carvalho, o universo representado pelas peças vai permanecer na memória. “Está bem legal. Eu gostei bastante das histórias e dos bonecos. Eu não queria ficar preso em casa e agora estou aqui com esses bonecos bonitos”, contou.
O ator e iluminador Bruno José, que já trabalhou na Oficina, fez questão de prestigiar a exposição. “Esses bonecos estarem expostos em um espaço central de uma capital, como Curitiba, junto com o Sesc, ajuda a levar história, espalhar cultura e valorizar essa arte. Muitas pessoas guardam lembranças da infância ao terem acompanhado o trabalho da Oficina, tanto em São José dos Pinhais quanto em participações no Carnaval de Curitiba. Fico muito feliz em poder dizer que já fiz parte dessa trajetória”, destacou.
A proposta da mostra é apresentar o boneco não apenas como objeto cênico, mas como patrimônio cultural vivo, ressaltando seus processos de criação, técnicas de manipulação e relevância social. “A exposição abre o olhar do público para essa arte milenar. O teatro de bonecos é para todas as idades, não apenas para o público infantil. Aqui, as pessoas podem se aproximar dos bonecos, tocar e entender como funciona a manipulação. É um recorte do que o Museu do Boneco oferece e um convite para que o público também nos visite”, explicou Diviane Schuhli, responsável pela Oficina de Bonecos.
A exposição integra a programação cultural do Sesc Paraná e conta com apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A visitação segue até o dia 7 de março, com entrada gratuita. O público pode conferir a exposição no Sesc Centro de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. A unidade fica na Rua José Loureiro, nº 578, no Centro de Curitiba.





