O município de Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, recebeu mais uma ajuda importante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR nesta terça-feira (3). As unidades do Sesc Mesa Brasil no Parolin, em Curitiba, Guarapuava e Francisco Beltrão enviaram oito toneladas de alimentos, produtos de higiene e itens de limpeza para apoiar as famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade em novembro.
As doações foram entregues no Centro do Idoso, espaço que antes recebia oficinas e programações culturais, e que agora se transformou em um ponto de distribuição de doações e refeições para os moradores. O local atende cerca de três mil pessoas cadastradas e serve 600 marmitas por dia, garantindo segurança alimentar no momento em que muitos perderam tudo.

Com este novo envio, o Sesc Mesa Brasil Paraná já soma cerca de 37 toneladas de alimentos, produtos de consumo imediato e itens essenciais destinados ao município desde o desastre natural. Além das unidades do programa no estado, regionais do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Ceará também contribuíram com doações. Para os moradores, cada entrega reforça a esperança de dias melhores.
A comerciante Rosana Osório viu sua loja de roupas e calçados ser destruída em poucos minutos. Ela e as funcionárias conseguiram sair sem ferimentos e hoje se sentem acolhidas por cada pessoa que faz doação. “Eu não desejo para ninguém passar por isso. É inacreditável você não ter um mercado para comprar um arroz porque todos caíram, ficaram no chão. As pessoas não têm mais dinheiro para comprar e nem casa para guardar as comidas. Então essas ajudas têm sido de extrema importância para nós. Eu estou reerguendo a minha loja, mas para quem eu vou vender? Se as pessoas nem casa e comida têm”, desabafou.
Durante a visita à cidade nesta quarta-feira (3), o diretor regional do Sesc PR, Ulisses Fernando de Moraes Rodrigues, e o gerente do Sesc Guarapuava, Eudis Murilo Sottoriva, se reuniram com o prefeito Sezar Bovino para discutir as próximas ações e prioridades para a retomada da vida dos moradores. Apesar da grande quantidade de alimentos recebida, o município agora tem uma nova prioridade: materiais de construção para que as famílias possam reconstruir suas casas. Segundo Bovino, 50 novas residências devem ser entregues nos próximos 30 dias, em um esforço conjunto entre prefeitura e instituições parceiras. Ele também destacou a importância de ajudar os comerciantes. “Nós estivemos em reunião com o governador, na pessoa do Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, para que possamos dar um apoio ao comércio. O Governo do Estado está estudando um valor para que todas as empresas, desde um escritório de contabilidade a um salão de beleza, tenham um dinheiro para repor os itens/equipamentos que os ajudam a ganhar o pão de cada dia”, explicou.
O diretor regional do Sesc PR, Ulisses Fernando de Moraes Rodrigues, destaca a importância da continuidade das ações. “O Sesc PR procurou se mobilizar já no dia seguinte ao ocorrido na cidade. Mas é importante a gente saber que não acaba aqui, ainda há muito o que ser feito. Temos a Campanha do PIX que continua em andamento, ela não tem data (nesse momento) para acabar. Conversamos com o prefeito e com a Defesa Civil para entender quais são as necessidades além dos alimentos que temos enviado. É um compromisso do Sesc PR ter essa capilaridade e conseguir chegar a todos os municípios. Aqui, estamos a 1h30 de Guarapuava e de Francisco Beltrão. Essas duas cidades que possuem o Mesa Brasil conseguem chegar aqui mais rápido. Tivemos uma série de shows no interior do Paraná e todas as doações do ingresso solidário foram destinadas aqui para o município”.

Além da ajuda emergencial, o Sesc PR também prepara ações para levar momentos de alegria à comunidade. Entre os dias 18 e 23 de dezembro, o Sesc Arte Móvel estará na cidade com programação cultural especial de Natal. O Sesc PR também é parceiro na organização da festa natalina do município, onde será realizada a entrega de brinquedos provenientes da Campanha do Brinquedo, realizada em parceria com a RPC. “É uma forma de trazer lazer e um pouco de carinho para as famílias. Vai ser um dia muito especial, tanto para nós como para a cidade. Vindo aqui hoje o sentimento é diferente do que olhar de longe. A gente consegue se colocar mais no lugar no outro e entender que o que eles precisam, também, é de carinho, de amor e de cuidado. De alguma forma, o Sesc está tentando amenizar essa situação para ajudá-los a voltar a ter um pouco de esperança para continuar a vida”, reforçou Ulisses.
A festa de Natal em Rio Bonito do Iguaçu vai ser realizada com recursos provenientes de instituições parceiras.