Sesc PR
Paraná
Ação Social: Idoso,  Trabalho Social com Idosos

Passeios turísticos completam a programação do Encontro em comemoração aos 50 anos do Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc PR

Um dia dedicado aos encantos da natureza. Após um primeiro dia de palestras e reflexões sobre longevidade, o encontro em comemoração aos 50 anos do Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc PR seguiu com sua programação no dia 26 de novembro, proporcionando aos 900participantes de 33 unidades do estado uma experiência inesquecível nos dois principais atrativos de Foz do Iguaçu: as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves.

O dia reforçou o compromisso do Sesc com o envelhecimento ativo, integrando lazer, vínculos sociais, movimento e saúde: elementos que os próprios participantes reconhecem como essenciais em suas rotinas.

Logo pela manhã, as caravanas seguiram para o Parque Nacional do Iguaçu. Entre a neblina da água e sorrisos contagiantes, muitos idosos viram pela primeira vez a grandiosidade das Cataratas. O som marcante das quedas d’água, somado ao clima de confraternização, transformou o cenário em um espaço de celebração da vida, uma marca presente nos grupos de convivência do Sesc. A tarde foi dedicada ao Parque das Aves, onde os participantes circularam por viveiros repletos de espécies da Mata Atlântica.

Entre os participantes, histórias de transformação parecem se repetir. Claudete Roim, de Ivaiporã, resume sua experiência em três anos no Sesc com entusiasmo: para ela, a instituição representa “família e vida”. As atividades que frequenta, da oficina da memória à academia, fizeram diferença em vários aspectos do seu dia a dia. Claudete destaca que, ao participar dos grupos, encontrou muito mais que exercícios físicos. “A qualidade de vida vem da sociabilidade, da saúde física e mental. O Sesc engloba tudo isso. Na oficina da memória, exercitamos o cérebro, algo tão importante quanto o corpo”, contou.

Já Zonaide Maia Olímpio, de 83anos, carrega no olhar a alegria de quem encontrou no Sesc um novo capítulo de vida. Moradora do Rio de Janeiro que se mudou para o Paraná, ela não esconde o orgulho de participar ativamente das atividades. “O Sesc é tudo pra mim. É minha vida, minha saúde. Para você ter uma ideia, eu não tomo remédio, meu remédio éo Sesc”, disse.

Pela primeira vez em Foz do Iguaçu com o grupo, ela define a experiência como “maravilhosa”, celebrando tanto as novas amizades quanto o conteúdo oferecido no encontro, incluindo o show de Sidney Magal e as palestras do primeiro dia. “Pretendo continuar e participar de muitos outros”, afirmou.

O evento foi encerrado ontem (27). Confira as fotos aqui.