A união de 405 casais marcou o casamento coletivo realizada neste sábado (13), na Ceasa Curitiba, dentro do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e pela Prefeitura de Curitiba. A cerimônia contou com casais inscritos por meio de 29 cartórios e reforçou o compromisso do programa com a garantia de direitos e o acesso à cidadania. Desde o início da parceria entre o TJPR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR mais de 40 mil casais já tiveram sua união formalizada por meio do casamento coletivo. Entre os casais, Agnaldo e Mirian de Souza. Trabalhador de um box da Ceasa, Agnaldo estava emocionado de estar realizando o sonho de se casar com a esposa, em seu local de trabalho. “Eu estou muito feliz de estar aqui hoje. O meu amor pela Mirian supera todas as dificuldades que já passamos juntos nesses quatro anos que estamos juntos”, compartilhou.
A cerimônia foi conduzida pela desembargadora do TJPR, Joeci Machado Camargo, e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana; do diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz; do presidente do Sindaruc, Paulo Salembram; do diretor regional interino do Sesc PR, Ulisses Rodrigues; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan, entre outras autoridades e convidados. Além da cerimônia, o Programa Justiça no Bairro ofereceu atendimento jurídico gratuito à população com renda de até três salários-mínimos por pessoa. Entre os serviços disponibilizados estiveram divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade ou maternidade e retificação de registro civil. A população também teve acesso à emissão da Carteira de Identidade, com a distribuição de 300 senhas no local.
Também houve emissão de carteiras de identidade para maiores de dois anos, com distribuição de 300senhas no local, além de serviços do programa Paraná em Ação. A Prefeitura de Curitiba participou com diferentes secretarias. Marinheiro aposentado, José André aproveitou o Justiça no Bairro para solicitar a emissão do RG do Paraná. Ele estava com uma divergência na documentação que o impedia de emitir o novo documento. Com ajudada OAB-PR conseguiu resolver tudo que precisava. “Esse serviço é essencial e importante. Se eu fosse resolver de outra forma, seria um processo longo e ia desprender um dinheiro que eu não tenho. Ter a nossa documentação em dia faz parte da vida normal de qualquer cidadão. Nós temos esse direito e agora veio esse Programa, com esses procedimentos gratuitos, que é uma maravilha. Fui muito bem recebido e o atendimento foi excelente”, agradeceu.