O Sesc Paraná e a Prefeitura de Curitiba renovaram, nesta quarta-feira (19), o convênio que garante a continuidade das ações culturais desenvolvidas no Sesc Paço da Liberdade pelos próximos cinco anos. A assinatura do documento ocorreu em uma cerimônia que reuniu autoridades municipais, representantes do Sistema Fecomércio e órgãos de planejamento e patrimônio da cidade. O novo termo de convênio formaliza a parceria entre o município de Curitiba, a Fundação Cultural, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e o Sesc PR. O documento estabelece cooperação tanto para a manutenção da programação cultural quanto para futuras obras de conservação e restauro do edifício histórico.
Entre os presentes estavam o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e vice-governador doestado, Darci Piana; o prefeito Eduardo Pimentel Slaviero; o diretor regional do Sesc PR, Ulisses Fernando de Moraes Rodrigues; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; a presidente do IPPUC, Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do SescPR, Lidiane Galvan; a gerente executiva do Paço da Liberdade, CeliseHelena Niero; a diretora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Ruckl, entre outras autoridades. “O Paço da Liberdade é um dos símbolos mais importantes de Curitiba, e para nós é uma honra contribuirpara sua preservação e para que a população possa vivenciar este espaço. A renovação deste convênio reafirma o compromisso do Sesc com a cidade e assegura que continuaremos investindo para manter este patrimônio cultural vivo”, pontuou Darci Piana.
O convênio tem amparo no Processo Administrativo nº 35-000370/2025, na Lei Federal nº14.133/2021 e nos Decretos Municipais nº 1067/2016 e nº 700/2023. A concessão de uso do prédio pelo Sesc decorre do Decreto Municipal nº 747/2006, que autorizou a ocupação da edificação histórica. Esta é a terceira renovação do acordo entre as instituições. O prefeito Eduardo Pimentel destacou a relevância do Paço da Liberdade tanto para a administração municipal quanto para avida cultural da cidade: “Este prédio, onde realizo despachos da Prefeitura a cada 15 dias, é hoje uma importante unidade cultural do Sesc Paraná. Coma assinatura realizada nesta data, renovamos a parceria até 2032, garantindo que o Paço continue sendo cuidado e mantido pelas boas mãos do Sesc”, reforçou.
A programação do evento também contou com o anúncio de um investimento de R$ 2,9 milhões destinado às obras de conservação, reforma e restauro do Sesc Paço da Liberdade. Segundo o diretor regional interino do Sesc PR, Ulisses Rodrigues, as intervenções terão caráter temporário e seguirão critérios técnicos de preservação, sem interrupção das atividades culturais. “Essa também é uma forma de celebrar os 110 anos de fundação do prédio histórico, que serão celebrados em 24 de fevereiro de2026”, completou o diretor. O Sesc também apresentou a programação especial do Natal na unidade – Um Paço no Futuro, que ocorre de 2 a 22 de dezembro. Ao longo do período, o público poderá participar gratuitamente de atividades como palhaçaria, intervenções artísticas e circenses, pintura facial, distribuição de pipoca e algodão doce, além da presença diária do Papai Noel e sua ajudante.
Paço da Liberdade: de história e memória curitibana
O edifício foi a primeira sede própria da Prefeitura de Curitiba, num período em que a maioria dos municípios brasileiros ainda não possuía edifícios administrativos exclusivos. O espaço também já abrigou a Câmara Municipal, o antigo Mercado Municipal, o Projeto Rondon e o Museu Paranaense (entre 1974 e 2002).Projetado pelo engenheiro e ex-prefeito Cândido de Abreu, com contribuições do arquiteto francês Roberto Lacombe, o Paço reúne referências da arquitetura neoclássica com elementos art nouveau. Tombado como Unidade de Interesse de Preservação (UIP), Patrimônio Histórico do Paraná e Patrimônio Federal pelo Iphan, o prédio passou por uma grande restauração em 2007, em uma parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e foi reinaugurado em2009 como primeira unidade cultural do Sesc Paraná.
Posse do Conselho de Patrimônio e prêmio de combate à dengue
A cerimônia também marcou aposse da nova gestão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural(2025–2027), reforçando o compromisso da cidade com a preservação de bens históricos e culturais. Durante o evento, Curitiba recebeu ainda o troféu da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”, do Sesc PR, na qual o município conquistou o primeiro lugar em eliminação de focos de dengue. A secretária da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, e o gerente executivo do Sesc Portão, Emerson Sextos, também participaram da entrega do troféu e da medalha.