O Vasco da Gama (RJ) conquistou o título da Sesc Paracopa de Futebol PC 2025. O evento, promovido pelo Sesc Paraná em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), foi realizado entre os dias 11 e 17 de novembro em São José dos Pinhais. A competição reuniu algumas das principais equipes do país na modalidade de Futebol PC, praticada por atletas com paralisia cerebral. Completaram o pódio da competição o CEMDEF (MS) em segundo lugar, e a Apesblu (SC) na terceira colocação.
A edição deste ano contou com a participação das equipes Vasco (RJ), CEMDEF (MS), Ativa (MS), CETEFE (DF), Mohciped (DF), River (PI), Apesblu (SC) e APBS (SP), que protagonizaram jogos intensos, marcados por talento, muito entusiasmo e espírito esportivo. Além das competições, o evento valorizou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e valorização das diferenças. “Investir no esporte paralímpico é essencial para gerar inclusão e revelar talentos. O futebol transformou minha vida, me deu propósito, disciplina e a certeza de que posso sempre ir além. Essa competição representa todo o meu trabalho, dedicação e superação no esporte paralímpico. É a chance de mostrar meu potencial, representar o Vasco e valorizar o futebol 7 PC. Ser artilheiro é um reconhecimento muito especial, pois mostra constância, foco e que estou no caminho certo” disse Vinícius Araújo, jogador do Vasco que também ganhou o prêmio de artilheiro.
Gilberto Santos, parceiro de time do Vinícius, destacou que a paralisia cerebral não o impede de competir em alto nível. “Essa competição é muito importante porque mostra minha evolução como atleta e valoriza o futebol 7 PC. Estou me sentindo muito feliz e orgulhoso. É gratificante ver que todo o esforço do time deu resultado. É uma motivação enorme para continuar evoluindo e ajudando a equipe. O futebol me deu foco, disciplina e novas oportunidades. Me fez crescer como pessoa e como atleta”, disse.
Leonardo Baideck, diretor técnico da Ande, destacou que além do futebol, a Paracopa do Sesc PR envolve diversas modalidades, como a Bocha Paralímpica, Vôlei Sentado. O Sesc PR também atua com jogos para os alunos da rede pública que possuem algum tipo de deficiência. “Esse projeto é mais uma oportunidade de inclusão. Uma oportunidade, também, de relacionamento social, pois reunimos equipes de diferentes estados em sete dias de interação. Há algum tempo, era comum que as pessoas com deficiência se escondessem dentro de casa. Agora, graças ao movimento paralímpico, cada vez mais oportunidades e eventos têm sido criados, seja através do esporte, da cultura ou do lazer, para que essas pessoas saiam de suas casas e convivam em sociedade”, destacou.
Destaques individuais
Os atletas que se destacaram ao longo da competição também foram reconhecidos com premiações individuais. São eles:
Atleta Revelação: Juan Duarte Silva – River (PI)
Melhor Goleiro: David Kondras – Apesblu (SC)
Artilheiro: Vinícius Ribeiro Araújo – Vasco da Gama (RJ)
Melhor Jogador: Gilberto Manuel Jr – Vasco da Gama (RJ)