Em celebração ao Ano França/Brasil 2025 – iniciativa dos governos dos dois países para promover intercâmbio artístico, educacional, científico e social – o Sesc Paraná realiza, de 25 de novembro a 6 de dezembro, a Mostra de Filmes Franceses. A ação integra a programação oficial no estado e marca também os 80 anos da Aliança Francesa de Curitiba, parceira com apoio do Instituto Francês e da Embaixada da França no Brasil.
Durante duas semanas, clássicos da cinematografia francesa e animações premiadas serão exibidos gratuitamente em oito unidades do Sesc PR: Sesc Arapongas, Hotel Sesc Caiobá (em Matinhos), Sesc Centro (Curitiba), Sesc Maringá, Sesc Medianeira, Sesc Paço da Liberdade (Curitiba), Sesc Paranaguá e Sesc Pato Branco.
A seleção contempla obras essenciais da Nouvelle Vague, entre elas Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (François Truffaut), Acossado (Jean-Luc Godard) e Cléo das 5 às 7 (Agnès Varda); animações reconhecidas internacionalmente, como “As Bicicletas de Belleville” (Sylvain Chomet); e produções dubladas para o público infantojuvenil, como Vanille (Guillaume Lorin).
As sessões reforçam o compromisso do Sesc PR com a difusão da cultura, o acesso democrático ao cinema e a valorização de expressões artísticas que dialogam com diferentes gerações.
A programação completa e as sinopses dos filmes podem ser conferidas no site do Sesc PR: sescpr.com.br/projeto/cinema.
Sobre os filmes:
Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (Jules et Jim)
Direção: François Truffaut / 1961 / Classificação Indicativa: 12 anos
Dois artistas e melhores amigos (o alemão Jules e o francês Jim) amam a mesma mulher, a enigmática e sedutora Catherine. Ao longo de três décadas, o vínculo do triângulo amoroso será fortalecido, rompido e testado à medida que eventos como a Grande Guerra forem acontecendo.
Acossado (À bout de souffle)
Direção: Jean-Luc Godard / 1960 / Classificação Indicativa: 14 anos
O criminoso Michel entra em pânico e, por impulso, mata um policial enquanto dirige um carro roubado. Em fuga, ele se esconde no apartamento de sua namorada Patricia, aspirante a jornalista, em Paris. Quando descobre que Michel está sendo investigado por assassinato, Patricia questiona sua lealdade.
Cléo das 5 às 7 (Cléo de 5 à 7)
Direção: Agnès Varda / 1962 / Classificação Indicativa: 12 anos
Enquanto aguarda ansiosamente o resultado de um exame médico, a cantora francesa Cléo Victoire passa duas horas perambulando pelas ruas de Paris. Ao longo do caminho, ela vê seu amante, faz compras, visita sua amiga modelo Dorothee e tem um breve encontro com um soldado que passa.
Os Guarda-Chuvas do Amor (Les Parapluies de Cherbourg)
Direção: Jacques Demy / 1963 / Classificação Indicativa: 10 anos
Geneviève, uma jovem que trabalha na loja de guarda-chuvas de sua mãe, se apaixona por Guy, um mecânico elegante. Seu breve romance é interrompido quando Guy é recrutado para lutar na guerra da Argélia. Grávida, Geneviève precisa escolher entre esperar por Guy ou aceitar outra proposta de casamento.
Hiroshima Meu Amor (Hiroshima mon amour)
Direção: Alain Resnais / 1959 / Classificação Indicativa: 14 anos
Um encontro ocasional em Hiroshima desperta um romance entre um arquiteto japonês e uma atriz francesa, que está na cidade participando de um filme sobre a paz. A relação amorosa constitui a base para Resnais explorar a natureza da memória, da experiência e da representação. Além de amantes, eles também se tornam confidentes, o que traz a memória de uma história, nunca contada antes, do primeiro amor dela. Durante a Segunda Guerra Mundial, em Nevers, ela se apaixonou por um soldado alemão. No dia em que a cidade foi libertada, ele foi baleado e morto, e ela, submetida à humilhação e à desonra pública.
As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville)
Direção: Sylvain Chomet / 2003 / Classificação Indicativa: 10 anos
Champion (Michel Robin) é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para que ele possa participar do Tour de France, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. Sua avó e seu cachorro, Bruno, partem então em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano chamada Belleville.
O Menino Nicolau – A Felicidade não Pode Esperar (Le Petit Nicolas – Qu’est-ce qu’on attend pour être heureux ?)
Direção: Amandine Fredon e Benjamin Massoubre / 2022 / Classificação Indicativa: Livre
Debruçados sobre uma grande folha em branco, Jean-Jacques Sempé e René Goscinny dão vida a um rapazinho risonho e bagunceiro, o pequeno Nicolau. Entre amizades, disputas, jogos, brincadeiras e castigos, Nicolau vive uma infância de alegrias e aprendizagens. À medida que a narrativa avança, ele entra no estúdio dos seus criadores, questionando-os com muito humor. Sempé e Goscinny irão contar sobre o seu encontro e amizade, mas também sobre as suas jornadas, segredos e infância.
Calamity
Direção: Rémi Chayé / 2020 / Classificação Indicativa: Livre
Em 1863, um comboio vai em direção ao oeste com esperança de uma vida melhor. O pai de Martha Jane é ferido. É ela quem tem que dirigir a carroça da família e cuidar dos cavalos. A experiência é dura, porém ela nunca se sentiu tão livre.
Vanille (Versão dublada em português)
Direção: Guillaume Lorin / 2020 / Classificação Indicativa: Livre
Vanille, uma pequena parisiense chega a Guadalupe para passar as férias com a parte materna de sua família. No início, ela está contrariada, mas à medida em que mergulha em uma aventura cheia de mistérios, ela faz as pazes com suas origens. Taí férias que prometem intensas reviravoltas!
Programação por Unidade
Sesc Arapongas
02/12, 14h – Vanille
Hotel Sesc Caiobá
25/11, 17h – O Menino Nicolau – A Felicidade não Pode Esperar
26/11, 17h – Calamity
27/11, 17h – Vanille
28/11, 17h – O Menino Nicolau – A Felicidade não Pode Esperar
29/11, 17h – Calamity
01/12, 17h – Vanille
02/12, 17h – O Menino Nicolau – A Felicidade não Pode Esperar
03/12, 17h – Calamity
Sesc Centro (Curitiba)
29/11, 10h40 – Vanille
29/11, 11h30 – Cléo das 5 às 7
02/12, 16h30 – Acossado
02/12, 18h30 – Hiroshima, Meu Amor
03/12, 16h30 – O Menino Nicolau – A Felicidade não Pode Esperar
04/12, 14h00 – Os Guarda-Chuvas do Amor
04/12, 16h30 – Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois
05/12, 14h00 – As Bicicletas de Belleville
Sesc Maringá
25/11, 09h – O Menino Nicolau – A Felicidade não Pode Esperar
26/11, 19h – As Bicicletas de Belleville
02/12, 09h – Vanille
03/12, 19h – Calamity
Sesc Medianeira
02/12, 15h – As Bicicletas de Belleville
03/12, 15h – Vanille
Sesc Paço da Liberdade (Curitiba)
02/12, 17h30 – Os Guarda-Chuvas do Amor
02/12, 19h – Hiroshima, Meu Amor
03/12, 17h30 – Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois
03/12, 19h – Acossado
04/12, 19h – Cléo das 5 às 7
Sesc Paranaguá
04/12, 14h00 – Vanille
Sesc Pato Branco
04/12, 19h30 – Vanille